(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Carnaval de BH: hotéis esperam ocupação 15% superior à de 2019

Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana está otimista em relação ao evento deste ano


postado em 14/01/2020 17:01

4,5 milhões de pessoas são esperadas para a festa deste ano, segundo o SINDHORB(foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
4,5 milhões de pessoas são esperadas para a festa deste ano, segundo o SINDHORB (foto: Túlio Santos/EM/D. A. Press)
Faltam 25 dias para o início do carnaval de 2020 em Belo Horizonte, e as expectativas quanto ao evento são altas. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de BH e Região Metropolitana (SINDHORB) estima que haja um aumento de 10% a 15% na taxa de ocupação dos hotéis da região em relação ao mesmo período festivo de 2019, quando a taxa foi de 70%.
 
O carnaval de BH será realizado entre 8 de fevereiro e 1º de março, quando blocos e cortejos saem para as ruas da capital mineira. No ano passado, 410 blocos de rua desfilaram 447 cortejos pela cidade, levando 4,3 milhões de foliões às ruas.
 
Segundo o sindicato, hotéis situados dentro do entorno da Avenida do Contorno já estão com 70% de vagas reservadas, principalmente para sexta-feira (21) e sábado (22) de carnaval. A expectativa é que esses estabelecimentos esgotem as vagas até o fim de janeiro.
 
Presidente da SINDHORB e da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais (FHOREMG), Paulo Cesar Marcondes Pedrosa explicou o cenário otimista para o carnaval deste ano.
 
“O carnaval de BH é um sucesso absoluto, é o terceiro evento mais importante do Brasil. Estamos com uma taxa de ocupação que nunca tivemos na cidade, principalmente no mês de janeiro, que antecede o carnaval, e fevereiro. Hotelaria está muito satisfeita, preparada, com diárias bem acessíveis, talvez a menor diária média do Brasil, uma estrutura fantástica tanto por parte do poder público quanto da hotelaria”, disse.
 
Paulo Cesar também comentou que a expectativa quanto ao número de pessoas para o carnaval em BH também é de crescimento, acompanhando o ritmo da rede hoteleira. “Devem ser aproximadamente 4,5 milhões de pessoas na cidade durante o período. A taxa de ocupação para o mês de fevereiro deve atingir perto de 80%. Nos dias oficiais de carnaval, de sexta a terça-feira, pode variar de 80% a 100%”.
 

De onde vêm os turistas?

 
Em 2019, foram 204 mil turistas nas ruas de BH, um número 18% maior que a festa anterior. A maioria dos visitantes veio do interior de Minas Gerais, seguido pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e do Distrito Federal. O presidente falou que a expectativa para este ano segue essa linha.
 
“A maioria esmagadora de turistas vem do interior de Minas Gerais e da Região Metropolitana de BH. Talvez 90% desses turistas fiquem não somente em hotéis, quanto nas opções por aplicativos e também na casa de familiares. É um público extraordinário para nossa cidade, haja vista que centenas de prefeituras, talvez 200, 300, não estão realizando carnaval, mandando todo mundo para Belo Horizonte”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)