Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Atividade maior da indústria

Sondagem da CNI mostra aumento da produção e do emprego em novembro


postado em 20/12/2019 04:00


Brasília – A atividade industrial de novembro foi mais forte que o usual para o período, é o que aponta a pesquisa Sondagem Industrial, divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de produção foi de 50,9 pontos e, normalmente, ele não costuma se situar acima dos 50 pontos, destaca a CNI. Os indicadores da pesquisa variam de zero a 100 pontos, sendo que quando estão acima de 50 pontos indicam aumento da produção e emprego. “Os resultados sugerem continuidade do ritmo mais forte de recuperação da indústria que havia sido percebido em outubro”, destaca a pesquisa.

Com relação ao uso da capacidade instalada, em novembro, ela se manteve em 70%, o maior percentual para o mês em quatro anos, o que mostra que a ociosidade da indústria continua em queda. Os estoques também caíram de outubro para novembro, encerrando o mês no nível planejado pelas empresas. O índice de número de empregados atingiu 50 pontos em novembro, ante 49,5 pontos registrados em outubro, o que sinaliza estabilidade. De acordo com a Sondagem, o crescimento da produção e a estabilidade do emprego não são comuns de outubro para novembro.

O economista da CNI Marcelo Azevedo explica que em novembro é comum ter queda na atividade industrial frente a outubro devido ao desaquecimento da produção para as vendas de Natal. “No entanto, a recuperação da demanda neste fim de ano trouxe aumento da atividade para atender ao mercado”, complementa em nota divulgada pela entidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade