(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump comemora elevação de cota de exportação de etanol sem tarifa para o Brasil

Acordo comercial valerá pelos próximos 12 meses e elevou a cota de 600 milhões de litros para 750 milhões


postado em 02/09/2019 19:56 / atualizado em 02/09/2019 20:04

(foto: Alan Santos / PR )
(foto: Alan Santos / PR )

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, que o Brasil fechou acordo com o país e permitirá que mais etanol norte-americano entre nos país livre de cobrança tarifária. Pelo Twitter, Trump comemorou a medida que e os termos do acordo comercial.



“O Brasil permitirá que mais etanol americano entre no país sem tarifas, uma decisão que as usinas brasileiras estão comemorando. A reação aparentemente contra-intuitiva decorre do tom das negociações em andamento entre a nação sul-americana e os EUA para um acordo comercial”, postou o presidente norte-americano.

“Fazendo grandes progressos para nossos agricultores. E-15 aprovado, durante todo o ano. Grande lista adicional a ser submetida e aprovada dentro de duas semanas. Será ainda melhor para o etanol, e salvamos nossas pequenas refinarias!


Atualmente, a cota de importação é de 600 milhões de litros por ano. A medida deve ser elevada para 750 mil litros anuais.


A União da Indústria da Cana de Açucar (Unica) comemorou o acordo, pois entendeu que o estrago poderia ser ainda maior, já que as pressões eram para que não houvesse limite. O acordo foi anunciado após reunião de Trump com o chanceler brasileiro Ernesto Araújo e do deputado Eduardo Bolsonaro.


Segundo portaria do Ministério da Economia e da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, o limite será de 187,5 milhões de litros por semestre.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)