(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Imposto de Renda: Receita abre consulta ao 3º lote de restituição; veja como consultar

Crédito bancário está previsto para 15 de agosto; 2,978 milhões de contribuintes estão na lista


postado em 08/08/2019 08:57

(foto: Amaro Jr/CB/D.A Press e Pablo Alejandro/Esp. CB/D.A Press)
(foto: Amaro Jr/CB/D.A Press e Pablo Alejandro/Esp. CB/D.A Press)


A Receita Federal abriu consulta ao 3º lote de restituição de Imposto de Renda. A devolução será realizada em 15 de agosto para quem entregou a declaração até 6 de abril e não teve nenhuma inconsistência de dados. A remessa inclui também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

O valor da restituição pode ser consultado pelo site da Receita Federal. Basta informar CPF e data de nascimento do contribuinte. Também é possível acessar o aplicativo Pessoa Física, disponível para smartphones que operam nos sistemas Android e iOS. Outra possibilidade é ligar para o Receitafone, no número 146.

O crédito bancário beneficiará 2,978 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 3,8 bilhões. Desse montante, R$ 298,493 milhões serão pagos para contribuintes com prioridade: 7.532 idosos acima de 80 anos, 44.062 entre 60 e 79 anos, 6.888 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 24.513 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Malha fina

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, 146. O serviço virtual e-CAC permite acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados identificada pelo processamento.

Ao confirmar que "caiu na malha fina", a pessoa pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega da declarção retificadora. Em alguns casos, a Receita promove investigações que demandam a presença do contribuinte nas agências de atendimento. Uma vez comprovadas, as irregularidades podem implicar no pagamento de atrasados e multas. 

 










receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)