(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avianca está proibida de operar no Brasil por ordem da ANAC

De acordo com a agência reguladora, a companhia aérea terá de comprovar a garantia de segurança dos serviços para voltar a atuar


postado em 24/05/2019 13:23 / atualizado em 24/05/2019 15:54

A Avianca passa por um processo de recuperação judicial e já demitiu centenas de funcionários(foto: Jair Amaral /EM / D.A. Press)
A Avianca passa por um processo de recuperação judicial e já demitiu centenas de funcionários (foto: Jair Amaral /EM / D.A. Press)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou, nesta sexta-feira (24), a suspensão de todas as atividades da Avianca No Brasil. A medida, concedida cautelarmente, foi para garantir a segurança dos passageiros, já que a empresa passa por um processo de recuperação judicial.

De acordo com a agência reguladora, todos os voos estão suspensos “até que empresa comprove capacidade operacional para manter as operações com segurança”. A ANAC diz ter tomado a medida com base em informações prestadas por sua área operacional.

A recomendação para os próximos dias é que os passageiros que tenham viagens previstas pela Avianca entrem em contato com a empresa e não se desloquem até o aeroporto até que haja novas informações. Por força de resolução, a companhia aérea terá de fornecer  opções aos passageiros, como reacomodação em outros voos ou reembolso das passagens.

A decisão da Anac ocorre no dia em que estava programada um greve dos funcionários da Avianca que atingiria os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santod Dumont, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas, pelo menos cerca de 40% dos voos já estavam suspensos pela greve, já que a determinação do Tribunal Superior do Trabalho foi a de operar com no mínimo 60% do quadro total.

Desde que entrou em recuperação, a Avianca já cancelou voos e deixou de operar em aeroportos como o de Confins, em Belo Horizonte. A empresa é alvo de protestos de pilotos, comissários e agentes, que alegam não estar recebendo salários que que o depósito do Fundo de Garantia (FGTS) dos trabalhadores também está irregular.

Em nota, a Avianca afirmou que está cumprindo com o plano de recuperação judicial. “A Avianca Brasil informa que está suspendendo temporariamente suas operações e reitera que está totalmente focada em dar continuidade ao seu Plano de Recuperação Judicial. A companhia continuará cumprindo a Resolução 400 da Anac para atender aos passageiros que tiveram seus voos cancelados e reforça que atua na busca de soluções para restabelecer a sua operação.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)