(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Amazon começa a testar ''voz'' para Alexa

Convocados pela Amazon serão responsáveis por criar as experiências de voz em português para a assistente virtual, que será vendida no Brasil ainda em 2019


postado em 11/04/2019 06:00 / atualizado em 11/04/2019 11:02

As habilidades criadas passarão a ser oferecidas assim que o Echo Dot, equipado com o software, for lançado no país(foto: Amazon/Divulgação )
As habilidades criadas passarão a ser oferecidas assim que o Echo Dot, equipado com o software, for lançado no país (foto: Amazon/Divulgação )

São Paulo – A data de lançamento ainda não é confirmada pela Amazon, mas a gigante americana de e-commerce, que há um mês anunciou que começaria a fazer testes com a sua assistente virtual Alexa no Brasil, deu ontem mais um passo na finalização do processo de adaptação do dispositivo para o país.

Em comunicado divulgado ontem, a subsidiária brasileira da Amazon convocou os desenvolvedores para que comecem a criar experiências de voz, chamadas de skills, por meio do Alexa Skills Kit (ASK), para o novo modelo de voz em português. Na prática, quem se interessar pelo programa da Amazon vai “ensinar” novas habilidades para a assistente de voz, como pedir pizza ou um táxi sem ter o smatphone nas mãos.

Todas as habilidades criadas, depois de certificadas para publicação, passarão a ser oferecidas assim que o Echo Dot, equipado com o software Alexa, for lançado no país. Para isso, os desenvolvedores terão de enviar um formulário até 30 de junho para, só então, estar qualificados para programa Alexa Preview no Brasil e receber o dispositivo Echo Dot. A Amazon não informa se vai remunerar os selecionados.

No aviso divulgado aos desenvolvedores, a Amazon informa que não é preciso ter experiência com a tecnologia de reconhecimento de voz ou compreensão de linguagem natural para a criação de uma skill. “A Alexa faz todo o trabalho de ouvir, entender e processar a solicitação falada pelo cliente, de forma que desenvolvedores não precisem se preocupar com isso”, explica a companhia.

A Amazon fez uma espécie de passo a passo para os desenvolvedores. Para facilitar, disponibilizou uma amostra básica de skills, além de manual sobre como criar uma interface de voz. Se o desenvolvedor quiser criar uma skill para Alexa com vários idiomas poderá consultar documentação técnica publicada pela empresa. Atualmente, estão disponíveis conteúdos em inglês dos Estados Unidos, da Índia, do Reino Unido, do Canadá e da Austrália, além de alemão, japonês, francês da França e do Canadá, italiano e espanhol da Espanha e do México.

INTEGRAÇÃO COM HARDWARE A companhia também abriu espaço para a participação de fabricantes de hardware que queiram desenvolver no mercado nacional produtos integrados com a Alexa (chamado de Alexa Built-in). Para isso, será preciso pedir o acesso antecipado ao preview para desenvolvedores do Alexa Voice Service. Até agora, está definido que a Bose, LG e Intelbras, além da família de dispositivos Echo, também trarão produtos Alexa Built-in para o Brasil. Já a Philips Hue e a Tuya vão lançar dispositivos que funcionam com a Alexa (Works with Alexa) ainda em 2019.

No mês passado, a Amazon enviou mensagens para alguns de seus clientes, convidando-os para participar de testes com o Amazon Echo. O texto não trazia detalhes, apenas listava algumas das funcionalidades da assistente Alexa. Quem fosse selecionado teria de se comprometer a não divulgar nenhum tipo de avaliação sobre o equipamento.

O QUE A ALEXA FAZ  A assistente virtual Alexa funciona por comando de voz e, assim, aciona uma série de serviços, que vão da previsão do tempo à leitura do noticiário. Pode ainda elaborar uma lista de compras e rodar uma lista de música. Tudo isso só é possível quando os dispositivos estiverem conectados, por exemplo, a um smartphone.

Recentemente, a Amazon anunciou que seis empresas e fornecedores de serviços de saúde dos Estados unidos vão permitir que os clientes acessem algumas de suas informações médicas personalizadas, conversando com dispositivos habilitados para Alexa.

Além do produto da Amazon, estão nesse mercado a Microsoft, com a Cortana, a Siri, da Apple, e o Google Assistant.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)