(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Arábia Saudita barra importação de frango de cinco frigoríficos brasileiros, diz ABPA

Apenas 25 tiveram autorização concedida pelo país, de um total de 30 que efetivamente embarcam produtos


postado em 22/01/2019 16:18 / atualizado em 22/01/2019 16:47

(foto: GILBERTO ABELHA / JORNAL DE LONDRINA)
(foto: GILBERTO ABELHA / JORNAL DE LONDRINA)

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou nesta terça-feira que a Arábia Saudita, maior comprador de frango do Brasil, barrou a compra de cinco frigoríficos do país. Em nota, a ABPA disse que os critérios da revogação da autorização obedeceram “critérios técnicos” e que “planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações”.

Ainda de acordo com a associação, atualmente 58 frigoríficos têm autorização dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para para exportação. Desse total, apenas 30 embarcaram produtos efetivamente e somente 25 receberam a autorização da Arábia Saudita para exportar.

Na lista de frigoríficos aprovados há um de Minas, a Vibra Agroindustrial S/A, de Sete Lagoas, Região Central do estado.  

“A ABPA está em contato com o Governo Brasileiro para que, em tratativa com o Reino da Arábia Saudita, sejam solvidos os eventuais questionamentos e incluídas as demais plantas. Além disto, as plantas que hoje não estão habilitadas contarão com o apoio do Ministério para obter a autorização para exportar a este mercado.

A associação ainda está avaliando quem foi atingido, mas afirmou que na lista estão unidades da JBF e BRF. A lista foi enviada pelas autoridades da Arábia Saudita ontem à noite ao governo brasileiro.

Em nota, o Ministério do Agricultura afirmou que os 25 frigoríficos habilitados respondem por 63% do volume de exportações brasileiras de carne de frango para a Arábia Saudita. Porcentagem que correspondeu, segundo a pasta, a 437 toneladas.

Ainda segundo o ministério, a lista de aprovados é resultante de missão que o país imporador enviou ao Brasil em outubro do ano passado. “Na ocasião, foram visitados frigoríficos, fazendas e fábricas de ração”, afirma a pasta.

O descredenciamento dos cinco frigoríficos dominou o tema da reunião no Ministério da Agricultura e da ABPA. O encontro estava agenda e fazia parte de encontros periódicos, mas ganhou importância e o tema dominante foi a decisão da Arábia Saudita.

Estiveram presentes ao encontro o secretário de Defesa Agropecuária José Guilherme Leal e o embaixador Orlando leite. A ABPA deve ter mais uma agenda no ministério, ainda esta tarde. Desta vez, o encontro será com a ministra Tereza Cristina.

O vice-presidente e diretor técnico da ABPA Rui Vargas disse que o documento enviado pela Arábia Saudita não revela os motivos do descredenciamento. Em sua avaliação, a decisão não estaria associada a questões envolvendo uma eventual mudança da embaixada do Brasil em Israel.

 Para Turra, esse é um movimento de proteção do mercado doméstico já que a Arábia Saudita vem incrementando a produção local de frangos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)