(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Concessionária que administra aeroporto de Confins apela ao governo Zema

Gestora do aeroporto internacional negocia para manter voos comerciais no terminal da região metropolitana


postado em 12/12/2018 06:00 / atualizado em 12/12/2018 08:49

Passageiros fazendo check-in no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 28/07/07)
Passageiros fazendo check-in no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 28/07/07)

Os sócios da BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, já entraram em contato com representantes do governador eleito, Romeu Zema (Novo), para negociar a manutenção dos voos comerciais dentro do país no terminal da região metropolitana, evitando a retomada dessas operações no aeroporto da Pampulha.

“Nós estamos negociando com o antigo e com o novo governo”, afirmou ontem o CEO da Zurich Airport Latin America, Stefan Conrad. “Na região não há demanda para dois aeroportos”, acrescentou o executivo da empresa, que detém 25% da BH Airport e que com a CCR controla o terminal.

Conrad disse que a volta das operações do aeroporto da Pampulha vai representar a transferência de 2 milhões de passageiros por ano de Confins para o terminal da capital, o que, segundo ele, representa 20% dos passageiros que anualmente usam o aeroporto internacional.

“Isso vai fazer com que nosso planejamento seja inviável”, destaca o executivo, admitindo que esse quadro pode levar a Zurich Airport a buscar um comprador para sua parte no negócio. Embora diga que prefere não pensar nessa hipótese, Conrad lembra que a Zurich administra o aeroporto de Florianópolis e tem participação em terminais no Chile, Colômbia e na ilha de Curaçao, no Caribe.

Ainda segundo Conrad, com a indefinição sobre a volta ou não dos voos ao aeroporto da Pampulha, a BH Airport está postergando investimentos na infraestrutura dos terminais em Confins, como melhoria de banheiros e nos restaurantes.

O executivo lembra ainda que a manutenção dos voos em Confins permitirá a continuidade dos projetos de atrair indústrias para a região do terminal e expandir os voos internacionais. Desde 2013, o aeroporto de Confins já recebeu R$ 870 milhões em investimentos

A transferência dos voos regionais para a Pampulha está suspensa pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que, no ano passado, acatou medida cautelar contra a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que homologou a pista do terminal de BH para operar com aviões de maior porte. Em janeiro, o plenário do TCU manteve a medida cautelar proibindo voos comerciais na Pampulha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)