(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'Joia' da ceia de Natal, fios de ovos fazem fábrica mineira prosperar

Fios de ovos produzidos em Nova Lima vão cruzar as divisas do estado, com demanda no Espírito Santo e Foz do Iguaçú. Empresa deve produzir recorde de 1,6 tonelada em 2018


postado em 10/12/2018 06:00 / atualizado em 10/12/2018 09:12

Quanto mais movimentos rápidos e circulares forem feitos, mais finos e valiosos os fios de ovos ficarão(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Quanto mais movimentos rápidos e circulares forem feitos, mais finos e valiosos os fios de ovos ficarão (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Fim de ano de confraternizações e de sabores que marcam as festas de Natal e de Ano-novo é também um período de novas oportunidades no mundo dos negócios em torno da gastronomia. Iguaria originária da culinária portuguesa, os fios de ovos típicos das sobremesas, mas também explorados na preparação de pratos salgados turbinam a produção e as vendas de uma fábrica de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que se especializou na receita.


Neste ano, a expectativa da empresa é de bater o recorde da oferta de anos anteriores, quando a comercialização do produto alcançou cerca de 1,2 tonelada. O bom momento é consequência de investimentos e da melhora do humor em relação ao futuro da economia brasileira, com os pequenos sinais de recuperação que o país tem mostrado.


A produção dos fios de ovos ocorre ao longo de todo ano. Contudo, é com a chegada das festas e o incremento nos pratos no fim de ano que ocorre o pulo do ritmo da fábrica na Grande BH. De janeiro a outubro, são produzidos 100kg de fios de ovos, volume que sobe para mais de uma tonelada em novembro e dezembro. “Em 2016 e 2017 a gente teve produção de 1,2 tonelada nesse período. No final deste ano nos programamos para a mesma produção, mas, a depender do que já comercializamos até agora este número deve ser batido”, afirma João Lucas Rodrigues, de 26 anos, um dos donos da Campos de Minas. Segundo ele, contabilizado o último bimestre, a produção deve ficar em torno de 1,6 tonelada.


Aumento de produção previsto pelos sócios João Lucas e Rolângela Teixeira é de 10 vezes nesta época do ano(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Aumento de produção previsto pelos sócios João Lucas e Rolângela Teixeira é de 10 vezes nesta época do ano (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

A iguaria faz decolar o faturamento da fábrica, respondendo por até 20% de toda a receita nesta época do ano, ante a participação de 5% ao longo dos 10 primeiros meses. A empresa, que optou pela produção manual de fios de ovos, tem a iguaria, croissants e massas folhadas como carros-chefes. Atualmente, a Campos de Minas fornece para 150 buffets em todo o estado, além de grandes redes de supermercado. Com o plano de expandir ainda mais a venda, João Lucas conta que está sendo montada nova logística. “Estamos atrás de distribuidores e fazendo parcerias. Já vamos entrar em João Monlevade, Espírito Santo e em Foz de Iguaçu”, revela.


A produção dos fios de ovo surgiu como oportunidade, depois de uma das sócias, Rolângela Teixeira, que trabalhava em outra fábrica de fios de ovos e que fechou as portas, ter herdado a clientela da antiga produção. A demanda acabou sendo absorvida. “Minha mãe, numa atitude corajosa e empreendedora, decidiu trabalhar com os fios de ovos. Foi aí que tudo começou, e hoje eles são um dos nossos carros-chefes”, conta João Lucas, que administra a empresa com Rolângela e Gabriel Mendes.

Segredo


Produção exige cuidado com a passagem das gemas por funil, que dá a forma final e o cozimento(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Produção exige cuidado com a passagem das gemas por funil, que dá a forma final e o cozimento (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem
A qualidade dos fios de ovos é consequência de gemas também de boa genética. Quanto mais amarela, mais bonita ficará a iguaria, conta João. A produção ainda exige cuidado e muita dedicação. Para ter uma ideia, a cada 7kg produzidos, são necessários 360 ovos. Em média, com um dia de trabalho, cinco empregados conseguem produzir, no máximo, entre 100 e 150kg. Além de serem bastante demandados nas delícias de Natal, os fios de ovos também são usados para confeitar tortas de aniversário e como recheio. “Na Campos de Minas, por exemplo, oferecemos um salgado agridoce preparado com massa folhada, bacon e fios de ovos, muito procurado por nossos clientes”, conta João Lucas.


Muita gente tem curiosidade para saber como são feitos os fios de ovos. Em linhas gerais, a gema é colocada em uma calda com água, açúcar e essência de baunilha. Para isso, é utilizado um funil com cinco aberturas e que forma os fios. Antes disso, porém, é necessário separar por completo a gema da clara. É importante que não haja nenhum resquício da parte transparente do ovo. A gema que escorre pelo funil é cozida nesse contato com a calda quente e absorve sabor na mistura.

No processo de mistura com o açúcar na calda, é essencial coordenar movimentos rápidos e circulares. Quando os fios estiverem firmes, devem ser retirados com escumadeira e colocados em uma peneira para escorrer a calda em excesso. O segredo está na forma de conduzir o processo de cozimento. “Quanto mais rápidos forem esses movimentos, mais finos os fios ficarão”, completa Rodrigues.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)