Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

China defende manutenção do status de país em desenvolvimento na OMC


postado em 23/11/2018 10:54

A China não vai permitir que outros países a faça perder seu status de nação em desenvolvimento na Organização Mundial de Comércio (OMC), afirmou hoje o vice-ministro de Comércio chinês, Wang Shouwen.

Wang falou em resposta a críticas de longa data ao uso por Pequim de seu status de país em desenvolvimento, segundo regras da OMC, para continuar subsidiando estatais chinesas.

Críticos no Ocidente acreditam que a China deveria reduzir ainda mais suas barreiras comerciais e a investimentos, num momento em que sua economia se posiciona como a segunda maior do mundo e os termos favoráveis da OMC para nações em desenvolvimento não se aplicam mais a Pequim.

Em recente entrevista à BBC, o presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, Kevin Hassett, defendeu reformas na OMC e sugeriu que a China deveria ser expulsa da entidade.

Falando ao lado de Wang, outras autoridades chinesas argumentaram que indicadores de renda per capita, educação e saúde da China continuam sendo inferiores aos de países desenvolvidos. Por esse motivo, justificaram, a China merece ser tratada de forma diferenciada na OMC. Fonte: Dow Jones Newswires.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade