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Estado de Minas

Venda de veículos usados recupera fôlego

Em julho, negócios aceleraram 7% depois de uma longa estagnação. Queda dos juros e ampliação do crédito ajudaram


postado em 23/08/2018 06:00 / atualizado em 23/08/2018 08:08

Depois da expectativa de crescimento nas vendas dos carros zero, mercado de usados ganha força(foto: Juarez Rodrigues / EM / D.A. Press)
Depois da expectativa de crescimento nas vendas dos carros zero, mercado de usados ganha força (foto: Juarez Rodrigues / EM / D.A. Press)


São Paulo – Faz um bom tempo que o setor automobilístico brasileiro tem produzido boas notícias em série. A combinação de queda dos juros, aumento da oferta de crédito pelos bancos e ligeiro aumento da confiança do consumidor resultou em maior movimento nas lojas e concessionárias.

No mercado de veículos zero-quilômetro, o avanço já é bem conhecido. De acordo com recentes projeções, as vendas deverão crescer 20% neste ano, eliminando em parte a crise dos últimos anos.

A novidade é que o segmento de usados também começa a ganhar força. Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas de veículos seminovos encerraram o primeiro semestre praticamente estáveis, com alta de 0,3% em relação ao mesmo período de 2017.

Até aí, não há o que comemorar. O que surpreendeu o mercado foram os resultados de julho, quando os negócios aceleraram 7% na comparação com o mês anterior, de acordo com a entidade.

“A oscilação se explica principalmente pelo período de indefinição do quadro político com os resultados das eleições”, diz o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos. Em números, o setor de usados negocia a média de 1 milhão de unidades por mês, quase cinco vez mais do que a categoria de novos.

Outro termômetro do avanço é o ritmo de negócios fechados por meio de financiamentos. Em julho, a assinatura de contratos cresceu 5,2% em comparação com o mesmo período de 2017, segundo a B3, empresa criada a partir da fusão entre BM&FBovespa e Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG). No mês anterior, em junho, a alta havia sido de 3,2%.

“Tudo conspira a favor do cliente, principalmente porque as lojas de usados estão oferecendo taxas muito semelhantes à das concessionárias de veículos zero-quilômetro”, afirma o economista Fabiano Souza, consultor de finanças pessoais e professor de economia da Universidade Metodista. “A lógica é simples: para comprar um carro novo, o consumidor vende o seu usado. E, pela lei da oferta de demanda, quanto maior o número de veículos no mercado, maiores as opções de encontrar um bom negócio.”

Outra razão que leva o consumidor aos usados é o preço, já que o valor do zero-quilômetro não para de subir. A média entre os sedãs compactos, por exemplo, mostra salto de R$ 40,2 mil, em 2015, para R$ 51,4 mil, neste ano. Em apenas três anos, portanto, o aumento foi de 28,2%.

O setor nacional de usados tem sido puxado também pelo forte reaquecimento de alguns mercados regionais, como Sul e Nordeste. As vendas de veículos no Rio Grande do Sul aumentaram 15,9% no primeiro semestre, de acordo com dados divulgados pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv/RS) com base nos balanços da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas, pelos cálculos de suas associações estaduais, a expansão também foi de mais de 15% neste ano.

Para Vinicius Ribeiro, presidente e proprietário da Carbens, cooperativa de bens automotores, adquirir um seminovo na faixa de preço dos R$ 30 mil pode gerar vantagens de custo/benefício superiores à maioria dos carros novos. Segundo ele, existem no mercado carros de longa durabilidade, principalmente entre os sedãs compactos.

“A grande vantagem é que esses veículos oferecem pouca manutenção e, por isso, conquistam a confiança do comprador”, disse. “A demanda por veículos de entrada cresceu de três anos para cá, especialmente pela expansão de transporte por aplicativo para celular, como Uber, Cabify e 99.”

Parte do crescimento de seminovos se explica pela popularização dos classificados digitais. Só no primeiro semestre deste ano, as vendas no item usados por meio do pregão eletrônico alcançaram R$ 126 milhões, segundo a plataforma AutoAvaliar. É mais do que o dobro, comparativamente, ao desempenho do ano passado, na casa dos R$ 56 milhões.

A pesquisa realizada na plataforma considerou as transações efetuadas em 2,7 mil concessionárias e 20 mil lojistas multimarcas. Segundo o CEO da AutoAvaliar, José Rinaldo Caporal, o modelo de vendas online tem potencial para crescer, porque é relativamente desconhecido no país.

Venda de novos continua em alta


Se as vendas de usados começaram a se recuperar em julho, as de veículos zero quilômetro vêm fortes desde o início do ano. De janeiro a janeiro, entraram em circulação 1,38 milhão de veículos novos nas ruas brasileiras, o que representa um crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2017. Apenas em julho foram comercializadas 217.506 unidades de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Trata-se do melhor resultado do ano, superando por pouco o mês de abril.

Os caminhões apresentam o maior ritmo de crescimento de vendas, com um salto expressivo de 50%. De janeiro a julho, foram negociadas 39.005 unidades, contra 25.981 no ano passado. Em julho, a alta foi um pouco menor, de 47,4% em relação ao mesmo mês de 2017.

O setor de ônibus também apresentou consistente recuperação, com alta de 18% no mesmo tipo de comparação, enquanto os comerciais leves registraram avanço de 17,8%. Maior segmento do mercado, o de automóveis responde por quase 1 milhão de unidades e também está em elevação, de 13% no ano, segundo dados da Fenabrave, a associação das concessionárias.


 As marcas que lideram as vendas
(Participação de mercado em 2018)
 
1. General Motors    16,88%
2. Volkswagen    14,82%
3. Fiat    13,07%
4. Ford    9,53%
5. Hyundai    8,61%
6. Renault    8,42%
7. Toyota    7,99%
8. Honda    5,58%
9. Jeep    4,43%
10. Nissan    4,07%
11. Outros    6,60%

 Os usados mais vendidos
(Unidades comercializadas em julho de 2018)
 
Volkswagen     Gol    77.9082
Fiat    Palio    48.5463            
Fiat    Uno    48.2654            
Chevrolet    Celta    28.0455            
Volkswagen    Fox    22.7276            
Chevrolet    Corsa    22.0877            
Ford    Fiesta    21.9328
Fiat    Siena    21.2219            
Toyota    Corolla    18.30110
Chevrolet    Classic    17.703

Fonte: Fenauto


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