Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Venda de veículos em julho cresce 3,4% ante junho, diz Anfavea


postado em 06/08/2018 12:26

A venda de veículos novos no Brasil alcançou 217,5 mil unidades em julho, alta de 3,4% em comparação com o volume registrado no mês anterior. Na avaliação contra julho do ano passado, houve alta de 17%, revelam dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que representa as montadoras, divulgados nesta segunda-feira, 6.

No acumulado do ano, o setor negociou 1,384 milhão de veículos, com alta de 14,5% ante igual período de 2017.

Em relação aos estoques, os pátios das montadoras e das concessionárias terminaram junho com 248,7 mil veículos à espera de um comprador.

O estoque é suficiente para 34 dias de venda, considerando o ritmo das vendas registrado no mês passado. Um mês antes, o número de veículos encalhados era de 240,6 mil.

Segundo a Anfavea, o movimento reflete uma antecipação dos distribuidores a um aumento sazonal da demanda no segundo semestre do ano. Para o setor, diz a Anfavea, o ideal é que os estoques sustentem cerca de 30 dias de vendas.

Exportações

Segundo a Anfavea, as exportações em valores de veículos e máquinas agrícolas somaram US$ 1,23 bilhão em junho, queda de 12,4% na comparação com igual mês do ano passado, e recuo de 13,1% ante junho.

No sétimo mês do ano, foram exportadas 51,3 mil unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, baixa de 21,7% na comparação com julho do ano passado e decréscimo de 20,9% em relação ao resultado de junho.

No acumulado de janeiro a julho, é verificado recuo de 2,8% sobre igual período de 2017, para 442,5 mil unidades.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade