(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

O que é locaute? Vídeo explica em menos de 2 minutos

PF quer saber se houve associação dos donos das empresas transportadoras para a prática de crimes contra a organização do trabalho


postado em 25/05/2018 16:19 / atualizado em 26/05/2018 10:57

A greve dos caminhoneiros tem participação expressiva de motoristas autônomos e o apoio de setores da sociedade. Mas é preciso esclarecer quem estaria interessado na escalada do movimento. E lucraria com isso.


O canal #praentender tem mais vídeos como esse

Locaute é a palavra aportuguesada do inglês lock out, que significa 'trancar alguém' ou deixar alguém trancado do lado de fora. No caso da greve dos caminhoneiros, o termo tem sido muito utilizado para designar 'a greve dos patrões', ou seja, um movimento supostamente impulsionado pelas empresas de transporte.

Uma investigação da Polícia Federal foi instaurada para apurar a prática de locaute durante as manifestações dos caminhoneiros. A PF quer saber se houve associação dos donos das empresas para a prática de crimes contra a organização do trabalho, contra a segurança dos meios de transporte, além de outros serviços públicos.

Nesse sentido, o locaute seria uma prática pela qual as companhias impedem empregados de trabalhar legislando em torno dos próprios interesses e não a favor dos trabalhadores. No caso da greve dos caminhoneiros, a PF investiga o suposto interesse das empresas transportadoras em forçar uma redução nos preços do diesel por meio das paralisações dos caminhoneiros. O locaute também é considerado uma 'greve invertida'.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)