(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temer vai convocar Força Nacional de Segurança para desbloquear rodovias

Em pronunciamento agora a pouco na TV, o presidente chamou os caminhoneiros ainda paralisados de minoria radical


postado em 25/05/2018 12:21 / atualizado em 25/05/2018 14:16

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

O governo do presidente Michel Temer vai usar as Forças Armadas para desbloquear rodovias fechadas por caminhoneiros.

Ministros e representantes dos ministérios da Defesa, Segurança Pública, Transportes, Minas e Energia, AGU, Fazenda e Casa Civil se reuniram no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (25), para uma "avaliação de segurança".

O encontro foi organizado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência e comandado pelo chefe da pasta, general Sergio Etchegoyen.

O presidente Michel Temer participou da reunião, quando foi informado pelos ministros sobre o cenário do país após a continuidade da greve.

O presidente deverá fazer o anúncio ainda nesta sexta-feira, conforme informou o Blog do Vicente.

O texto do pronunciamento está sendo fechado entre o presidente e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Raul Jungmann (Segurança), Sérgio Etchgoyen (Gabinete de Segurança Institucional) e Joaquim Silva e Luna (Defesa).

Locaute


A Polícia Federal vai investigar a possibilidade de locaute - participação dos patrões - na paralisação dos caminhoneiros, que entrou nesta sexta no quinto dia, apesar do acordo firmado na noite dessa quinta-feira (24).

Mesmo com a câmara de compensação proposta pelo governo, que manterá, por meio de subvenções bancadas pelo Tesouro, o preço do diesel estável para os distribuidores, o que se constata nesta sexta-feira é a ampliação dos pontos de retenção das estradas e não a redução do movimento, como esperava o governo federal.

Locaute é caracterizado quando empresários de um setor contribuem, incentivam ou orientam a paralisação de seus empregados. Ou seja, é uma greve liderada pelos patrões, com o intento de obtenção de benefícios para o setor, o que é proibido por lei.

A avaliação do próprio governo é de que o Planalto subestimou a proporção que a mobilização poderia tomar, um erro do sistema de inteligência, que é comandado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin). (Com Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)