(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 40% dos moradores de BH ultrapassam mensalmente limite do cartão de crédito

Pesquisa feita pela CDL/BH mostra que o comportamento pouco prudente é feito em maioria pelas mulheres


postado em 16/05/2018 18:41

(foto: Policia Civil/Divulgacao)
(foto: Policia Civil/Divulgacao)

Os moradores da capital estão com comportamento imprudente em relação às compras utilizando cartão de crédito. A afirmação não é aleatória, mas resultado da pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), divulgada nesta quarta-feira, que aponta que 41,9% dos consumidores sempre, ou quase sempre, ultrapassam mensalmente o limite do meio de pagamento.

Apesar disso, o levantamento mostra que 60,3% preferem pagar à vista. Foram entrevistados 371 consumidores da cidade entre os dias 9 e 27 de abril.


Por outro lado, a pesquisa ainda verificou que 32,5% dos consumidores raramente, ou nunca, extrapolam o valor máximo de compra.


O levantamento mostra ainda que as mulheres são as que mais ultrapassam esse limite, 44,3% delas admitiram o comportamento. Ao todo, 39,5% dos homens disseram se enquadrar nesta situação.


De forma geral, a grande maioria dos consumidores de Belo Horizonte têm cartão de crédito. O percentual é de 86,6%. Quase metade deles, 37,9% afirmaram que tem dois exemplares do dinheiro eletrônico. Pesquisa mostra também que classe E é a que menos utiliza esse meio de pagamento (26,9%). Já nas classes A/B, praticamente todos possuem cartões (98,1%).


Os consumidores da cidade apresentam percentual alto de utilização do cartão de crédito. A maior parte dos entrevistados (68,1%) afirmou que é sempre ou quase sempre. As mulheres (71,8%), os adultos (79,7%) e as classes A/B (81,1%) são os que mais fazem uso do cartão de crédito.

Já quando questionados sobre os hábitos de uso do cheque especial, os belo-horizontinos afirmaram, em sua maioria, que raramente ou nunca usam este recurso como complemento da renda (52,2%). Já os que afirmaram que, sempre ou quase, sempre usam o cheque especial somam 4,4%, e 30,7% não utiliza esta modalidade de pagamento.


O comportamento, no entanto, é classificado como “preocupante” por Ana Paula Bastos, economista da CDL/BH. “Este percentual é elevado e mostra que as pessoas ainda não possuem o hábito de planejar seus gastos e usam o crédito, muitas vezes, como complemento de sua renda. Este comportamento é preocupante, pois esse tipo de dívida é uma das mais caras do mercado e pode levar à inadimplência”, explica.



Pagamento à vista


A pesquisa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de BH mostra ainda que a maior parcela dos consumidores paga as contas à vista. O dinheiro (30,3%) e o cartão de débito (25,4%) são os meios mais utilizados, seguidos por boleto bancário à vista (2,1%) e no cheque (0,2%).


A preferência pela forma de pagamento à vista (dinheiro e cartão de débito) é maior entre os idosos (83,3%) e jovens (64,4%). Tanto as mulheres (59,7%), quanto os homens (55,7%) realizam a maioria das suas compras à vista, assim como a classe E (58,5%).


Na semana passada, outra pesquisa da CDL demonstrou que quase metade dos moradores de Belo Horizonte estão com mais de 30% de sua renda comprometido com dívidas. Segundo o levantamento, 48,3% ultrapassaram o limite considerado pelos especialistas como saudável para não correr riscos financeiros



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)