(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tecnologia contra a evasão na universidade

Centro universitário evita evasão de 16.229 estudantes, o que representa 51% do número de alunos que pediram para deixar a instituição


postado em 26/04/2018 12:00 / atualizado em 26/04/2018 10:00

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)
 

Um dos fantasmas do ensino superior no Brasil é a taxa de evasão, que está entre as mais altas do mundo. A boa notícia é que a tecnologia tem se mostrado eficaz contra a desistência. A rede paranaense Unicesumar, um dos 10 maiores grupos de ensino privado do país, desenvolveu o projeto CampusNexus, que ajuda a solucionar problemas que levam o estudante a largar o curso, como dificuldades financeiras e desinteresse pelas disciplinas. O sistema conquistou um prêmio internacional da Campus Management, consultoria especializada em educação. Em três anos (2014-2017), o centro universitário conseguiu evitar a evasão de 16.229 estudantes, o que representa 51% do número de alunos que pediram para deixar a instituição. Isso equivale a R$ 58 milhões em taxas e mensalidades. “A Unicesumar também mais que dobrou o número de matriculados, passando de 49 mil para 120 mil”, diz o CEO Jim Milton. A instituição tem três campi presenciais e 300 polos de ensino a distância.

Sonia Hess cria lataforma para companhar candidatas

Depois de transformar a Dudalina na camisaria de maior sucesso do país, a empresária Sonia Hess partiu para novas frentes de batalha. Além de participar de mais de 10 conselhos de administração de diversas empresas e instituições, Sonia é vice-presidente do grupo Mulheres do Brasil, que discute e propõe ações ligadas ao protagonismo feminino. “Vamos criar uma plataforma para acompanhar as mulheres que são candidatas nas eleições de outubro”, diz a executiva. O grupo já conta com 13 mil filiadas.


102%


foi quanto cresceram os gastos de brasileiros no exterior no primeiro trimestre, segundo dados do Banco Central. O valor chegou a US$ 4,9 bilhões

 

A nova caçada de Bill Gates

 

O homem mais rico do mundo financiará uma equipe de cientistas americanos e franceses em uma expedição pelo Norte e Nordeste do Brasil. O objetivo do fundador da Microsoft é científico. Dias atrás, Bill Gates (foto) e sua mulher, Melinda, iniciaram a campanha “Semana do Mosquito” na internet. Eles querem mostrar que grande parte das doenças é transmitida por mosquitos, que em um único dia matam mais do que tubarões nos últimos 100 anos: 1.470 mortes, contra 1.035.


RAPIDINHAS


» A Netfarma, maior e-commerce de medicamentos do Brasil, acaba de se unir ao Instituto Sorridents, braço social da rede de clínicas odontológicas, para oferecer procedimentos gratuitos. Uma unidade foi recém-inaugurada na Zona Leste de São Paulo.


» Além disso, o projeto Rota do Sorriso percorre o Brasil e utiliza unidades móveis para realizar atendimentos à população que não tem acesso a serviços odontológicos de qualidade. Para apoiar a causa, a Netfarma separou 100 mil cupons de desconto que dão direito a 10% nas compras realizadas no e-commerce.

» No acirrado mercado agrícola, os países fazem de tudo para marcar território. A Índia tem a segunda maior lavoura de cana-de-açúcar do mundo, atrás do Brasil. De acordo com o ministro da Agricultura, Ram Vilas Paswan, a superprodução global de cana, puxada pelo Brasil, está derrubando as cotações e prejudicando o mercado internacional


» A solução encontrada pelos indianos é inusitada. A ideia é subsidiar agricultores locais para que reduzam a produção e, assim, forcem uma alta nos preços. Nos últimos seis meses, o valor do açúcar refinado caiu 15%. Se isso acontecer, as usinas brasileiras poderão se voltar à produção de açúcar e gerar alta nos preços também dos combustíveis.


Setor imobiliário recupera o fôlego, mas distratos ainda preocupam


Último setor a se recuperar da crise econômica que freou os negócios a partir de 2014, o mercado imobiliário finalmente apresentou resultados fortes. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o volume de lançamentos cresceu 23% nos últimos 12 meses na comparação com o período anterior. As vendas também avançaram: 8%. Os distratos continuam a ser o ponto negativo. De cada 10 compradores, três desistiram do negócio.


"Se a PEC em tramitação no Congresso já tivesse sido aprovada, aumentaria a expectativa de renovação política na eleição. Muitos políticos citados em casos de corrupção não tentariam a reeleição”
.  Álvaro Dias,
senador e pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, sobre o foro privilegiado

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)