(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aneel deve manter tarifa mais cara de energia em novembro, diz Rufino

O anúncio da tarifa para o próximo mês será feito nesta sexta-feira, segundo o diretor-geral da agência reguladora


postado em 27/10/2017 14:18 / atualizado em 27/10/2017 14:37

Os consumidores devem continuar pagando a tarifa mais cara de energia em novembro e não há previsão de quando os custos vão diminuir, por causa dos reservatórios em nível baixo. A expectativa é do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Romeu Rufino, que participou do I WTC Fórum de Energia BH, nesta sexta-feira (27).

“Desde outubro, que definimos no final de setembro, entrou a bandeira vermelha no patamar dois e vamos divulgar hoje qual a bandeira para o mês de novembro. Por todo o cenário posto, deve ser mantida a bandeira patarmar dois”, afirmou Rufino.

O diretor-geral da Aneel reconhece que o patamar acionado é “muito alto”. Quando falamos de bandeira no patamar dois significa que estamos com escassez de água no reservatório, que temos um custo alto para gerar energia”, disse.


"A situação não é favorável, é crítica, para o mês de novembro é praticamente certo que vai ter bandeira vermelha patamar dois, para dezembo e janeiro vai depender das chvuas", dise.

Nesta terça-feira (24), a Aneel aprovou um reajuste de 43% no atual valor da bandeira tarifária patamar 2, a mais cara do sistema. O adicional, que era de R$ 3,50 para cada 100 kWh, passou a ser de R$ 5 de tarifa extra. O custo é para cobrir a manutenção das usinas termelétricas, que são mais onerosas e precisam ser acionadas para suprir a demanda do consumo de energia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)