(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ternium compra a CSA

Com a transação, a usina no Rio de Janeiro será rebatizada de Ternium e será a primeira fábrica da empresa no Brasil


postado em 08/09/2017 06:00 / atualizado em 08/09/2017 07:50

A Ternium SA, sócia da Usiminas, anunciou ontem que completou a aquisição previamente anunciada de 100% de participação da thyssenkrupp AG (“tkAG”) na thyssenkrupp Slab International B.V. (“tkSI”) e sua subsidiária integral da Siderúrgica do Atlântico Ltda. (CSA). A aquisição da usina da ThyssenKrupp pela companhia argentina foi concluída, depois do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o executivo Marcelo Chara, diretor industrial da Ternium na Argentina, foi nomeado o novo presidente da CSA. Com a transação, a usina no Rio de Janeiro será rebatizada de Ternium e será a primeira fábrica da empresa no Brasil. Chara foi um dos executivos da Ternium destituídos da Usiminas há três anos, momento em que se tornou pública a briga societária na siderúrgica mineira, que se arrasta até hoje.

Agora, a Ternium amplia sua atuação no Brasil, após um desembolso de 1,4 bilhão de euros pela CSA. Para financiar essa aquisição, a empresa fez um empréstimo com um sindicato de bancos por um prazo de cinco anos em um montante principal de US$ 1,5 bilhão. No contrato fechado, a Thyssen cedeu à Ternium um acordo de fornecimento de 2 milhões de toneladas de placas por ano produzidas na usina da CSA no Brasil para a Calvert, antiga planta de laminação da Thyssenkrupp no Alabama, Estados Unidos.

A Ternium já havia tentado comprar a operação da Thyssen, localizada no Rio de Janeiro. Há alguns anos, o grupo alemão havia colocado à venda a CSA, que produz placas de aço, junto com sua laminadora de aço nos Estados Unidos, mas acabou vendendo essa unidade em separado. A Ternium possui déficit de placas em sua operação no México, o que traz sinergias entre as usinas

A CSA possui capacidade anual de produção de 5 milhões de toneladas de placas de aço. Com uma produção de aço bruto de 6 milhões de toneladas e despachos de 9,8 milhões de toneladas, a Ternium comprou aproximadamente 3,7 milhões de toneladas de placas de aço de terceiros em 2016. A Ternium é líder na produção de aços planos na América Latina, com plantas de produção no México, Brasil, Argentina, Colômbia, sul dos Estados Unidos e América Central. A companhia oferece uma ampla gama de produtos para as indústrias automotiva, de eletrodomésticos, construção, bens de capital, embalagem, alimentação e de energia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)