(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Voos internacionais passam a ser operados hoje em novo terminal de Confins

Viagens para fora do país migrarão para setor ampliado e mais moderno, com tempo menor de conexões


postado em 20/01/2017 06:00 / atualizado em 20/01/2017 07:54

O novo terminal mais moderno e amplo ficou pronto em dezembro(foto: Leandro Couri /EM / D.A. Press)
O novo terminal mais moderno e amplo ficou pronto em dezembro (foto: Leandro Couri /EM / D.A. Press)

Voos internacionais que operavam no terminal 3 do Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte, passam nesta sexta-feira a ser operados no novo terminal de passageiros inaugurado em dezembro. As companhias Tap Portugal, American Airlines e Copa Airlines vão atender na nova estrutura e prometem, com espaço amplo e moderno, dar mais conforto aos clientes.

De acordo com a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, a transferência dos voos também ajudará a reduzir o tempo mínimo de conexão entre voos domésticos e internacionais. Os investimentos feitos permitiram a ampliação da capacidade de movimentação de passageiros para 22 milhões por ano. Em 2016, foram 10 milhões de pessoas.


A estratégia de expansão do aeroporto é ressaltada pelo diretor-presidente da BH Airport, Paulo Rangel. Segundo ele, cada vez mais o terminal quer ser a porta de entrada para o estado. “A BH Airport está disponibilizando para os passageiros e companhias aéreas toda a infraestrutura necessária que, com certeza, contribuirá para a atração de novos destinos internacionais a partir do nosso aeroporto. A concessionária quer que o Aeroporto Internacional de BH (novo nome de batismo feito pela empresa) seja, cada vez mais, a porta de entrada e saída dos mineiros para o mundo”, disse.


A expectativa das companhias também é de que o conforto da nova estrutura ajude a impulsionar o número de passageiros, o que pode levar a maior oferta de voos partindo de Confins. A TAP, por meio de nota, informou que com a abertura do terminal em Confins, as possibilidades do aeroporto aumentarão potencialmente. “O aumento de frequências dos nossos voos são de acordo com a demanda. Se houver, atenderemos os nossos clientes com o maior prazer.”, destacou a companhia, que terá a primeira experiência no local amanhã, data de partida e chegada de seus voos para Lisboa, em Portugal.

 

Ainda de acordo com a administradora do Aeroporto de Confins, o novo terminal recebeu investimentos de R$ 750 milhões. A nova estrutura ainda ampliou em 60% a área destinada para os passageiros e quase dobrou a capacidade de atendimento de passageiros por ano. Os usuários do terminal farão check-in e o despacho das bagagens na nova estrutura.

 

INFRAESTRUTURA O novo terminal terá 20 novas posições de atendimento aos passageiros, cinco posições de raio-X e 10 guichês para que a Polícia Federal confira os passaportes. Além disso, serão disponibilizadas três pontes de embarque específicas para os voos internacionais. O novo terminal foi equipado com quatro esteiras de devolução de bagagens e dois canais de inspeção para uso da Receita Federal.

 

Para impulsionar essa nova fase de Confins, a concessionária BH Airport, que já investiu R$ 870 milhões no terminal, lista uma série de estratégias. Em dois anos, a ideia é atrair mais um voo direto para a Europa e outro para os Estados Unidos (Nova Iorque ou Orlando), ampliando também a grade de trechos domésticos. A empresa ainda estuda a transformação do terminal 3, que ficou conhecido como puxadinho, em um centro comercial.

Ainda hoje também será aberto para o tráfego viaduto que dará acesso ao novo terminal. Foram construídos mais dois novos estacionamentos com 1.304 vagas. Os espaços foram divididos em duas categorias: a econômica, com 1.019 posições, e a premium, com 285. As novas áreas de embarque e desembarque internacionais continuarão sendo atendidas pelas linhas de ônibus executivos (Conexão Aeroporto) e intermunicipais, cujos pontos de embarque e desembarque permanecem no mesmo local, em frente à entrada principal do aeroporto.


As mudanças em Confins, além do aumento da capacidade operacional, com a ampliação inaugurada no mês passado, proporcionaram abrigar 100 estabelecimentos comerciais, em lugar dos 65 anteriores dentro e fora da área de embarque.

 

PARCERIA
A Gol e a Passaredo anunciam parceria em aviação regional. Serão nove destinos comercializados, permitindo que os clientes comprem a passagem pela Gol e conectem trechos operados pela Passaredo em um único bilhete, para viagens a partir de 9 de março. Em comunicado, a Gol explica que, dessa forma, não haverá necessidade de outro check-in ou despachar novamente a bagagem. Os destinos são: Araguaina (Tocantins); Barreiras e Vitória da Conquista (BA); Sinop e Rondonópolis (MT); São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP); Cascavel (PR); e Três Lagoas (MS). Com a parceria, o número de cidades em aviação regional atendidas pela Gol sobe para 27.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)