(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DISPUTA JUDICIAL

Frustrada tentativa de acordo na Usiminas


postado em 12/07/2016 06:00 / atualizado em 12/07/2016 07:55

Terminou sem acordo a audiência de conciliação entre os principais sócios da Usiminas – os grupos Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, do Japão, e Ternium/Techint, ítalo-argentino – realizada ontem no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Os acionistas, que vivem um conflito judicial desde 2014, se envolveram em novo processo devido ao desentendimento sobre a eleição do atual presidente da siderúrgica, Sérgio Leite, considerada ilegal e irregular pela Nippon. A tentativa de entendimento foi conduzida pela desembargadora Mariza de Melo Porto, da 11ª Câmara Cível da corte mineira.

Nippon e Ternium não se pronunciaram ontem sobre o assunto. Segundo informações apuradas pelo Estado de Minas, a audiência durou pouco mais de uma hora sem que a desembargadora tivesse decidido nomear um interventor para a companhia, decisão que, na última sexta-feira, era esperada como uma possibilidade na ausência de acordo. Como as partes não chegaram ao entendimento e se não houver intervenção judicial, a ação, que corre em segredo de Justiça, seguirá o curso para o julgamento do mérito.

Sérgio Leite foi eleito em reunião do Conselho de Administração da Usiminas, em 25 de maio, por maioria de votos dos conselheiros, quando o acordo de acionistas prevê a escolha por consenso dos acionistas. Ele substituiu Rômel Erwin de Souza, indicado pelo sócio japonês. Para a Nippon, a eleição contrariou não só o acordo quanto a Lei das S/A. Em entrevista concedida no último dia 5 no escritório de São Paulo, o diretor da Nippon Yoichi Furuta afirmou que não está em discussão qualquer mudança no acordo de acionistas. Ele afirmou que a empresa respeitará o acordo até o fim de sua vigência, em 2031.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)