(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hotéis em BH lucram com a Megaleite

Feira da cadeia leiteira deve atrair mais de 60 mil pessoas para Belo Horizonte e a rede hoteleira festeja ocupação maior. Há estabelecimento que está com todos os quartos reservados


postado em 21/06/2016 06:00 / atualizado em 21/06/2016 07:38

Organizador da Megaleite, o pecuarista Jônadan Ma espera a vinda de delegações estrangeiras para o evento (foto: Carlos Lopes/Megaleite)
Organizador da Megaleite, o pecuarista Jônadan Ma espera a vinda de delegações estrangeiras para o evento (foto: Carlos Lopes/Megaleite)

A capital mineira vai ganhar ares de roça de hoje até o próximo domingo e quem está gostando desse clima rural é o setor hoteleiro. Pela primeira vez, Belo Horizonte recebe a Megaleite, maior feira da cadeia produtiva leiteira do Brasil, com expectativa de visitação de mais de 60 mil pessoas nos próximos seis dias. Antes mesmo do início oficial do evento, a vinda para BH já traz resultados positivos na taxa de ocupação de hotéis. Há estabelecimentos que registram até 100% de lotação, sendo que a média gira em torno de 55%. O movimento não chega a ser dos tempos áureos da Copa do Mundo de 2014, que teve a capital como uma das cidades-sede, mas anima a rede de hotéis e chama atenção para a necessidade de mais eventos em BH.

O impacto positivo ocorre principalmente em estabelecimentos nas regiões Centro-Sul e Oeste, onde está situado o Parque da Gameleira, local do evento, no Bairro Gameleira. “Estamos muito felizes com a Megaleite na capital mineira. Alguns hotéis na Gameleira, no Centro da cidade e em Lourdes foram bastante beneficiados”, reforça a presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (Abih-MG), Patrícia Coutinho, proprietária do BH Boutique Hostel, Patrícia Coutinho.

A dificuldade de manter uma ocupação superior a 70% nos hotéis de BH começou depois da Copa do Mundo, quando houve um boom de construção de novos empreendimentos. Foram inaugurados desde então 39 hotéis e a oferta de quartos passou de 8,7 mil para quase 14 mil quartos. “Hoje a ocupação média é de 55% e queremos chegar a 70%. Por isso, a hotelaria está de braços abertos a eventos como o Megaleite”, reforça a presidente da (Abih-MG). Para se ter uma ideia, em dias de jogos da Copa em BH, a ocupação variou de 70% a 90%.

Alento


Desde a criação, há 12 anos, a feira ocorria em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e a realização da feira na capital é um alento para o setor. “Estamos passando pela maior crise da história da hotelaria. Há uma superoferta de quartos e temos um altíssimo custo operacional”, diz Patrícia. Os números superlativos da Megaleite ajudam a espantar a crise, pelo menos esta semana. O evento vai reunir cerca de 1,5 mil animais de cinco raças, vindos de mais de 12 estados brasileiros. A maior feira da cadeia produtiva do leite vai contar com atrações como torneio leiteiro, mini-fazenda e mini-usina de leite, voltado para o público infantil, concurso de queijo artesanal, leilões, entre outros. A entrada é gratuita.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Girolando (raça que é maior produtora de leite no Brasil), Jônadan Ma, organizador da Megaleite, a expectativa é receber 60 mil visitantes nos seis dias de evento. “Temos expositores de 12 estados e visitantes do país inteiro e até do exterior. Vamos receber 13 delegações estrangeiras”, afirma. Parte das delegações estrangeiras está hospedada na rede Vert Hotéis, que reúne cinco estabelecimentos na região metropolitana.

A ocupação de três das unidades, mais próximas do Parque da Gameleira, entre elas o hotel e.Suites, no Bairro Sion, Região Centro-Sul, supera os 85%. “Sempre apoiamos esse tipo de evento. Eles movimentam a rede hoteleira. BH tem uma vocação muito grande para eventos e feiras, mas os espaços de convenção acabam não concorrendo com os maiores do Brasil”, afirma o gerente Regional de Venda de Minas Gerais da Vert Hotéis, Luciano Carvalho.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)