(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Kuroda, do BoJ, sugere que novos avanços do iene podem levar a mais estímulos


postado em 13/05/2016 09:07

Tóquio, 13 - O presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, sugeriu hoje que novos avanços do iene podem levar o BC japonês a adotar medidas de estímulos monetários adicionais, na última indicação de quão preocupadas as autoridades do país estão com o impacto da valorização da moeda na economia.

"Se calcularmos que nossa meta de atingir inflação de 2% pode ser dificultada por (certos) fatores, como oscilações nos preços do petróleo, nas taxas de câmbio e em economias externas, vamos adotar mais relaxamento, sem hesitação", afirmou Kuroda durante seminário.

Os comentários de Kuroda vieram após o ministro de finanças Taro Aso alertar, durante a semana, sobre a valorização excessiva do iene frente ao dólar.

A última tendência de alta do iene, que começou no fim do mês passado, tem prejudicado os negócios na Bolsa de Tóquio e afetado ainda mais as perspectivas da economia, que enfrenta demanda fraca e problemas causados por recentes terremotos.

Kuroda enfatizou, no entanto, que o "fator de risco mais importante" para a economia japonesa são os desdobramentos externos, que incluem as expectativas de mercado sobre quando o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) poderá voltar a elevar seus juros básicos. O chefe do BoJ também demonstrou preocupação com a possibilidade de o Reino Unido decidir sair da União Europeia, em plebiscito que será realizado em 23 de junho. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)