![](https://i.em.com.br/hYyEZPSgd3mnyFr2YuSuGaxsvFg=/675x/smart/imgsapp.em.com.br/app/noticia_127983242361/2016/05/06/759959/20160506165652822033u.jpg)
Segundo a FGV, 52% dos consumidores devem gastar menos neste ano do que em 2015. Apenas 3% pretendem expandir despesas com o Dia das Mães. No ano passado, esses porcentuais eram de 39% e 6%, respectivamente.
Alguns dos consumidores não vão apenas gastar menos: eles pretendem deixar a mãe sem qualquer presente. A FGV apurou que 20,6% das pessoas entrevistadas disseram que não comprariam nada no Dia das Mães.
"A cautela do consumidor em relação às compras é observada em todos os níveis de renda", nota a instituição. Famílias com renda familiar de até R$ 2,1 mil mensais são as mais pessimistas. Entre elas, 64,5% devem gastar menos neste ano.
Já o valor médio dos presentes para o Dia das Mães em 2016 ficou de R$ 56, calcula a FGV, queda real de 17,2% em relação ao valor médio de 2015. O corte mais drástico ocorreu na faixa mais abastada, com renda mensal acima de R$ 9,6 mil. Entre eles, o preço médio caiu de R$ 87 para R$ 62,30 (-29,0%).