(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FAEMG PEDE CAUTELA NO CAMPO

Faturamento do agronegócio cai 0,65% em Minas Gerais este ano

Clima, alta do dólar, consequente aumento dos valores de insumos e recuo no consumo da população são fatores que influenciaram no baixo crescimento


postado em 11/12/2015 10:46 / atualizado em 11/12/2015 11:37

Terceiro ano de seca consecutivo compromete produção de café no sul do estado(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Terceiro ano de seca consecutivo compromete produção de café no sul do estado (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A crise econômica chegou ao agronegócio de Minas Gerais. O faturamento do setor no estado foi de R$ 164,2 bilhões este ano. De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, o clima, a alta do dólar, o consequente aumento dos valores de insumos e o recuo no consumo da população são fatores que influenciaram no baixo crescimento de 0,65% no montante do setor no estado, em relação a 2014.

A produção de café no país, estimada em 42 milhões de sacas, teve uma redução de 7% em 2015, frente à safra anterior. Já em Minas, o volume produtivo, estimado em 21,8 milhões de sacas, sofreu uma queda de 3,5% em relação à 2014, segundo dados da federação. O presidente da Faemg destaca que os fatores climáticos - seca - prejudicaram os cafezais mineiros pelo terceiro ano consecutivo.

"Já o leite tem gerado uma situação de penúria para os produtores mineiros", alerta Simões. Dados da Faemg mostram que o aumento no custo de produção da bebida foi de 14,2% em relação ao ano passado. Além disso, tem a questão da importação. "São 150 milhões de litros de leite entrando no Brasil por mês, vindos da Argentina e do Uruguai. Tem que haver um controle nessas remessas", destaca. 

Para 2016, a federação pede cautela no campo. Além da incerteza política, o presidente da Faemg enumera "os fatores políticos, a inflação e a elevação do câmbio como fatores perigosos para o agronegócio no próximo ano".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)