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Estado de Minas NEGÓCIOS E OPORTUNIDADES

Beleza, um mercado que não enfrenta crise

Salões investem em serviço diferenciado e qualidade no atendimento para sobreviver no concorrido mercado


postado em 21/09/2015 18:11 / atualizado em 21/09/2015 18:27

A proprietária do salão The Queens, Cláudia Márcia Alves(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
A proprietária do salão The Queens, Cláudia Márcia Alves (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O mercado da beleza continua movimentando milhões em todo o país. A verdade é que, com ou crise, homens e mulheres continuam frequentando os salões para cortar, pentear e tingir os cabelos, além de fazer as unhas, depilação e sobrancelhas, e comprar produtos afins. Embora a concorrência seja acirrada nesse segmento, é comum salões cheios, principalmente nos fins de semana, e a abertura de novos empreendimentos, principalmente em momentos de retração econômica. “O segmento de beleza é um mercado que não tem crise. As pessoas podem reduzir o número de serviços, mas não deixam de vir ao salão pelo menos uma vez por semana. É um dos segmentos mais rentáveis da economia mundial”, garante Camilla Silva, proprietária e gestora do salão Camilla Silva Beauty House, que hoje emprega cerca de 80 pessoas.

Apostando nesse mercado, Camilla acaba de contratar o conhecido cabeleireiro e maquiador William Ávila, no ramo desde os anos 80. Ele fez o primeiro curso no Senac, que lhe abriu as portas para tantos outros. “Tive maior notoriedade na década de 90, quando vivi uma parceria com Wilson Ávila que, na época, era conhecido como o 'queridinho das noivas'. Continuei minha trajetória passando por grandes salões e fazendo grandes cursos. Trabalhei por quase 10 anos com a cabeleireira Bia (Beatriz de Jesus), por quem sou eternamente grato. Agora, inicia-se uma nova etapa em minha vida, começando mais uma parceria de sucesso com Camilla Silva, já badalada no mercado da beleza mineira”, orgulha-se William.

O Camilla Silva Beauty House existe há três anos e conta com duas unidades. “Na primeira, oferecemos serviços de manicure e pedicuro, podologia, design de sobrancelhas e pigmentação, corte, coloração, mechas, maquiagem, depilação e espaço noiva. Na unidade 2, temos manicure e pedicuro, podologia, design de sobrancelhas, corte, barbearia, coloração, mechas, maquiagem, depilação, acupuntura, massagem e espaço noivas. Hoje, o que está na moda são as mechas e colorações. As mulheres querem mudar e se sentir  mais bonitas”, explica a empresária.

Para os sócios Marília Coutinho e Rogério Salgado, do salão Clip Assessoria de Imagem, aberto há 16 anos e com unidades nos bairros Mangabeiras, Savassi e Buritis, o Brasil está passando por uma crise. “Como todo o país, sentimos também a crise, porém num nível ainda suportável. As pessoas não param de se preocupar com a aparência. Aliás, uma boa aparência é fundamental para atravessar esses momentos de crise para as pessoas se manterem competitivas no mercado de trabalho. O segmento deu sinais de saturação. Muitos salões foram abertos nos últimos anos. Acho que os novos empreendedores terão mais dificuldade de se estabelecer, haja vista que muitos salões fecharam as portas este ano.” O Clip oferece serviços de cortes masculino e feminino, coloração, mechas, luzes, baleage, escovas, corte bordado, pé e mão, spa de pés e mãos, depilação, design de sobrancelhas, alongamentos(megahair), escovas selantes(progressivas sem formol), alisamentos, maquiagem, penteados, dia da noiva, dia do noivo, estética completa para rosto e corpo.

“Acredito que o nosso diferencial esteja no longo tempo no mercado, estrutura moderna em pontos nobres da cidade, equipe altamente especializada, produtos mundialmente reconhecidos e muitos mimos para os clientes. Como a maioria dos setores, o mercado é bastante concorrido. No entanto, nos destacamos pela seriedade, compromisso, foco e principalmente em trazer para o cliente a melhor experiência que ele pode ter. O mercado tem sido invadido por investidores que querem retorno rápido. No nosso ramo, ele vem a longo prazo e é preciso vivenciar muito de perto o negócio.”

(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press Ricardo Normandia de Souza, da Maison Rocha Hautte Coiffeurs, no Bairro Gutierrez)
(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press Ricardo Normandia de Souza, da Maison Rocha Hautte Coiffeurs, no Bairro Gutierrez)
INSTÁVEL
Para Ricarte Normandia de Souza, diretor-presidente do salão Maison Rocha Hautte Coiffeur, no qual é sócio de Rosângela Rocha, o mercado anda muito instável. “Tenho observado que a maior concentração de clientes está nos primeiros e últimos dias de cada mês. Por isso, é importante atualizar sempre e perseverar. Saber ouvir, individualizar e fazer com que o cliente se sinta em casa são primordiais no salão”, salienta Ricarte. O salão existe há 29 anos, conta com 38 colaboradores, e oferece todos os tipos de serviço na área da estética e tratamentos capilares, pacotes de noivas e debutantes e variadas marcas de produtos.

O empresário acredita que a alma do negócio é contar com bons profissionais e esperar que a empresa amadureça no mercado. “Assim que as coisas estiverem em ordem no país, retomaremos nossos planos de crescimento. Na atual conjuntura que o país atravessa, considero o faturamento bom. Estamos sempre investindo. Esse é um dos segredos do nosso sucesso. Levando em consideração somente a primeira unidade, na qual já temos um histórico de faturamento, esperamos crescer entre 18% e 24% este ano, devido principalmente à instabilidade da economia brasileira. E esperamos que a nova unidade nos traga grandes surpresas”, acredita o empresário. Ele calcula que, para abrir um negócio no ramo, o capital a ser investido poderá oscilar de acordo com a proposta do empreendedor. “Pode variar de R$ 30 mil a R$ 600 mil”, calcula.

Cláudia Márcia Alves Andrade Souza, proprietária do The Queens Beleza e Estética, aberto há quatro anos, embora o mercado esteja irregular, o faturamento ainda é bom. “Infelizmente, estamos passando pela primeira crise e, por isso, já estamos pensando em fazer promoções em dias de semana que estiverem com pouco movimento. O salão oferece serviços de cabeleireiro, manicure, depilação, design em sobrancelha, maquiagem, penteados e produtos afins. “Estou no ramo há cerca de quatro anos, porém, parte de minha equipe já está nele há mais de 20. Acredito que isso seja um grande diferencial do nosso salão. Atualmente, contamos com 13 profissionais. É um ramo no qual vale a pena investir. Porém, é preciso muito profissionalismo, qualidade dos serviços prestados e responsabilidade”, ressalta Cláudia.

“Gosto do meu trabalho, que me proporciona um bom retorno financeiro. Posso fazer o próprio horário de trabalho, além de poder ver sempre a satisfação do cliente, porque, no fundo, somos artistas da beleza”, ressalta Cláudia. “A dificuldade do ramo fica por conta de encontrar profissionais especializados e qualificados no mercado”, lamenta Cláudia. Para aqueles que pretendem montar um salão de beleza, o Sebrae oferece o manual Passo a passo, que dá todas as dicas de como abrir o negócio. Informações podem ser obtidas por meio do telefone: 0800 570 0800 ou em qualquer unidade daquele órgão.

SERVIÇO


Camilla Silva Beauty House
(31) 3291-0076 – 8463-1815
www.camillasilva.com.br

Clip Assessoria de Imagem
(31) 3261-0100
www.clipimagem.com.br

Maison Rocha Hautte Coiffeur
(31) 3334-4470
www.maisonrocha.com.br

The Queens Beleza e estética
(31) 3261-8091


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