O petróleo caiu nesta quarta-feira em Nova York, onde o mercado espera o balanço semanal das reservas dos Estados Unidos em um contexto de excesso de oferta mundial. O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em outubro caiu 1,79 dólar, a 44,15 dólares. Em Londres, o Brent do mar do Norte para entrega em outubro fechou a 47,58 dólares, uma queda de 1,94 dólar.
"Nos Estados Unidos se espera um relatório sobre o estado das reservas e desta vez será particularmente importante", declarou Bob Yawger, da Mizuho Securities. O relatório chegará "após uma forte alta dos estoques de petróleo bruto na semana precedente", acrescentou.
O relatório costuma ser divulgado na quarta-feira, mas nesta semana será publicado na quinta por causa do feriado de segunda-feira nos Estados Unidos. A questão da oferta preocupa o mercado devido à persistente abundância mundial de petróleo, decisiva para reduzir, há um ano, os preços à metade.
Os investidores também aguardam o relatório de sexta-feira da Agência Internacional de Energia e o que será publicado na próxima segunda-feira pela Opep.
