(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dilma é quem vai arbitrar sobre Proex Equalização, diz ministro


postado em 15/06/2015 16:37

São Paulo, 15 - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior(MDIC), Armando Monteiro, afirmou nesta segunda-feira, 15, que é impossível lançar o Plano Nacional de Exportações sem o Proex Equalização. Ele disse ainda que conta com o apoio da presidente Dilma Rousseff para isso.

O Proex Equalização é um programa por meio do qual o governo assume parte dos encargos financeiros de exportação, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional. Entretanto, em meio ao ajuste fiscal promovido pela equipe econômica capitaneada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, os gastos com o programa têm sido colocados em xeque.

"O Proex Equalização é um instrumento fundamental, não podemos lançar o plano sem oferecer claramente uma perspectiva de fortalecermos esse instrumento", disse Monteiro. O ministro afirmou que tem contado com a "sensibilidade e o apoio da presidente Dilma, que em última instância é que irá arbitrar essa decisão".

O chefe do MDIC argumentou que, sem instrumentos adequados no Proex Equalização e no Proex Financiamento, além de uma maior exposição do Fundo de Garantia à Exportação (FGE), não será possível ampliar a presença do sistema financeiro privado no financiamento às exportações. Os comentários foram feitos no seminário "Uma Agenda para Dinamizar a Exportação de Serviços", realizado nesta segunda-feira em São Paulo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)