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Estado de Minas

Feriados e promoções das companhias aéreas salvam o mercado turístico

Apenas o Corpus Christi deve movimentar mais de R$ 144 milhões na economia mineira. Agências de viagens também lucram com a venda de pacotes para cidades do Brasil ou da América do Sul


postado em 05/05/2015 06:00 / atualizado em 05/05/2015 07:28

A Argentina é um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros(foto: wikimedia.org )
A Argentina é um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros (foto: wikimedia.org )

Um ano gordo em feriados e promoções das companhias aéreas está ajudando a convencer o brasileiro a viajar e representa fôlego ao mercado de turismo, que sentiu o freio da economia, a alta do dólar e a queda na procura por viagens internacionais. O feriado prolongado de Corpus Christi deve injetar R$ 144,1 milhões na economia de Minas Gerais. Entre os seis feriados avaliados, o recesso de junho fica atrás apenas do 12 de outubro, que vai movimentar R$ 150,8 milhões, segundo cálculos que acabam de ser divulgados pelo Ministério do Turismo. Apesar da proximidade, quem deixou para organizar a viagem na última hora vai encontrar ainda muitas oportunidades e até promoções no feriado.

A maior procura do brasileiro no feriado de junho é pelos destinos dentro do país e na América do Sul – para Chile e Argentina. “Esperamos ter nesse feriado um crescimento de até 10% frente ao ano passado”, diz Antônio da Matta, presidente da regional mineira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Segundo ele, sem euforia, a procura pelo feriado de junho começou a esquentar e a perspectiva é que a venda de pacotes chegue a dobrar na reta final.

Foram excluídos do cálculo do Ministério do Turismo, o carnaval, a Semana Santa, o Natal e o réveillon. São seis feriados que juntos vão movimentar R$ 816 milhões na economia mineira: 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira).

Gerente de lazer da Master Turismo, Alexandra Peconic, diz que espera vender 20% a mais no feriado de junho, frente ao ano passado, quando a Copa do Mundo, fez muitos brasileiros desistirem de viajar. Ela disse que as empresas aéreas estão lançando também promoções para incentivar as viagens curtas.
Cleiton Feijó, diretor Comercial da Nascimento Turismo, com sede em São Paulo e filial em Belo Horizonte, informa que as ofertas da empresa dobraram em relação ao ano passado e que ainda há 70% de disponibilidade, incluindo pacotes nacionais e internacionais.

A publicitária Ana Paula Vasconcelos vai visitar amigos argentinos, que conheceu em Jericoacora, no Ceará, no feriado de junho. Ela comprou as passagens para Buenos Aires há três meses, no valor de R$ 950, para ida e volta. “Percebo que há muitas ofertas. Talvez, se tivesse deixado para comprar este mês, pagaria até mais barato”, comenta.
Pedro Victer, sócio-proprietário da Pier Turismo, diz que as perspectivas para este ano é de um cenário melhor que o de 2014, embora ele não tenha uma projeção de crescimento até dezembro. Ainda fechando os resultados do feriado de primeiro de maio, ele considera que a demanda já mostrou reação e a perspectiva é que o brasileiro embarque para praias do Nordeste e cidades da América do Sul em junho.

Amanda Pereira chegou de uma viagem à Disney em março e se prepara para outra, a trabalho, no próximo mês(foto: Marcos Viera/EM/D.A Press)
Amanda Pereira chegou de uma viagem à Disney em março e se prepara para outra, a trabalho, no próximo mês (foto: Marcos Viera/EM/D.A Press)
SURPRESA RUIM A médica Amanda Pereira chegou de um passeio à Disney, em Orlando, nos EUA, em março. A viagem foi fechada com um ano de antecedência e a alta do dólar pegou sua família de surpresa. Amanda, que viajou com o marido e as duas filhas, gastou cerca de R$ 10 mil a mais que o planejado. No feriado de junho, ela vai viajar a trabalho para participar de um congresso. O pacote incluindo hotel e passagem aérea lhe custou R$ 1.600. “Achei bem caro. Há dois anos paguei R$ 1.100 pela mesma viagem.”

Amanda Pereira diz que a alta do dólar não está ajudando as viagens internacionais. “No fim do ano tenho férias, mas ainda estou avaliando se vou viajar”, pondera.

Minas Gerais atraiu mais de 101 mil turistas com destino a cidades do estado no feriado do dia 1º. Durante o recesso, foram movimentados R$ 113 milhões no estado. No país, essas viagens injetaram R$ 2,5 bilhões na economia. No próximo feriado de junho, o número de viajantes buscando destinos mineiros deve crescer para 129,7 mil, segundo o Ministério do Turismo.

Promoções para o exterior são chamariz

A alta do dólar e o esfriamento da economia afastou o brasileiro de rotas internacionais e de destinos badalados nos últimos anos como as cidades americanas de Orlando, Miami, e Nova York.

O site especializados em viagens Voopter pesquisou os dois destinos americanos entre maio e dezembro de 2015, apontando uma queda na procura em 35%, enquanto destinos como Buenos Aires e Montevidéu ganharam destaque. Segundo o site, passagens para Miami e Nova York podem ser compradas com valores a partir de R$ 1.158, preços inferiores aos que eram encontrados, por exemplo, em 2012, época em que a demanda estava aquecida.

O presidente da Associação Brasileira de Viagens em Minas (Abav), Antônio da Matta, diz que preços até 30% mais baratos podem ser encontrados em voos também para a América do Sul, o que tem incentivado as viagens em feriados curtos.
Cleiton Feijó, diretor comercial da Nascimento Turismo observa que o período é de oportunidades para o consumidor e, por isso, mesmo na última hora, os interessados poderão encontrar promoções abertas, fazendo até mesmo as viagens internacionais parecerem atrativas. “Nesse momento o euro também está muito próximo ao dólar, o que pode abrir oportunidades para quem quer viajar para a Europa em junho”, diz. Na opinião do executivo, a demanda do consumidor brasileiro está reprimida: “No ano passado, tivemos eventos, como a Copa do Mundo, eleições e muitos consumidores acabaram não viajando. Este ano, pretendemos dobrar as vendas”, comenta.

As promoções estão abertas também para destinos próximos a Belo Horizonte. No resort Tauá, quem passar o feriado de junho no hotel pode ganhar 10% de desconto, com a doação de um agasalho. “Apesar de a economia estar mais fraca pretendemos ter uma taxa de ocupação de 70% no Corpus Christi”, calcula Pedro Vieira, gerente de marketing do hotel. (MC)

Voos pelo país
A demanda doméstica por transporte aéreo de passageiro acumula alta de 5,6% no período entre janeiro e março de 2015, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A oferta registou aumento de 4%, no mesmo período. Em março, a demanda avançou de 2,9%, em comparação a igual mês de 2014. Esse foi o índice recorde para o mês nos últimos 10 anos. A oferta aumentou 3,2%.

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