(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apesar de alta, Mantega avalia como bom o resultado da inflação em novembro

Em 12 meses, a taxa ficou em 6,56%, acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%


postado em 05/12/2014 12:33 / atualizado em 05/12/2014 12:42

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou positivo o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em novembro, divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador, que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,51%. “Acho que foi um bom resultado”, disse Mantega ao chegar há pouco ao Ministério da Fazenda.


O IPCA do mês passado supera o de outubro (0,42%). No ano, a inflação oficial acumula taxa de 5,58% e, em 12 meses, de 6,56%, acima, portanto, do teto da meta estipulada pelo governo (6,5%). Os alimentos foram os principais responsáveis pela inflação de novembro, com variação de 0,77%, ante 0,46% em outubro. O produto que mais contribuiu para a alta foram as carnes, que ficaram 3,46% mais caras no mês, mais do que em outubro (1,46%) e acumulam alta de 17,81% no ano.

Mantega, que está no Ministério da Fazenda há oito anos, não continuará à frente da política econômica no segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff. Ele será substituído por Joaquim Levy, ex-secretário do Tesouro Nacional. Ontem, no fim da tarde, os dois estiveram reunidos, mas não deram declarações à imprensa. (Com Agência Brasil)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)