(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Núcleo por exclusão do IPC sobe em novembro, informa Fipe


postado em 04/12/2014 16:01 / atualizado em 04/12/2014 16:10

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta quinta-feira, que o núcleo por exclusão do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou alta de 0,48% no encerramento de novembro na capital paulista. O resultado foi bem maior do que o observado em outubro, quando houve elevação de 0,28%. No mesmo período de comparação, o IPC cheio passou de uma variação de 0,37%, em outubro, para uma taxa de inflação de 0,69% no mês seguinte.

O cálculo deste tipo de núcleo leva em conta a eliminação dos preços monitorados e dos alimentos no domicílio (industrializados, semielaborados e in natura) do indicador geral. No acumulado de 12 meses, o núcleo por exclusão atingiu alta de 6,17% até novembro, resultado superior à variação de 5,57% do índice cheio no mesmo período.

Outro tipo de núcleo calculado mensalmente pela Fipe é o de médias aparadas, no qual são retiradas até 20% das maiores baixas de preços e até 20% das maiores altas do IPC. Em novembro, este núcleo apresentou avanço de 0,41%, também superior ao 0,30% do mês anterior. No acumulado de 12 meses até novembro, o núcleo de médias aparadas alcançou a marca de 4,17%.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)