(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Barbosa prioriza controle da inflação, estabilidade fiscal e geração de emprego

Novo ministro do Planejamento disse ainda que desafio imediato será ajustar o projeto orçamentário de 2015 a um novo cenário macroeconômico


postado em 27/11/2014 17:07 / atualizado em 27/11/2014 17:19

O futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira, 27, em seu primeiro pronunciamento após a indicação da presidente Dilma Rousseff que vai trabalhar, em conjunto com a equipe econômica, para "o crescimento da economia brasileira, o controle rigoroso da inflação, a estabilidade fiscal e a geração de emprego".

Ao lado dos também indicados Joaquim Levy, futuro titular da Fazenda, e Alexandre Tombini, que ficará no Banco Central, Barbosa disse que terá como "desafio mais imediato" a adequação do projeto orçamentário de 2015 a "um novo cenário macroeconômico". De acordo com Barbosa, isso implicará a "elevação gradual do resultado primário", meta já apontada por Levy antes. "No Orçamento, darei continuidade ao processo de melhoria da eficiência do gasto público, da modernização da gestão e da avaliação do custo beneficio dos diversos programas de governo", disse o futuro ministro do Planejamento.

Barbosa, que já ocupou a secretaria-executiva do Ministério da Fazenda, pontuou ainda que atuará para a desburocratização e para a melhoria dos serviços públicos. Ele anunciou que terá sob seu comando os principais programas de investimento do governo federal, assumindo a coordenação de ações como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Minha Casa Minha Vida, do Programa de Concessões em Logística e Infraestrutura, além das chamadas Parcerias Público-Privadas (PPP). "Trabalharei em iniciativas para aumentar taxa de investimento e de produtividade", acrescentou.

Nelson Barbosa encerrou seu discurso dizendo que vai trabalhar em colaboração com o setor privado, com os parlamentares, governadores e prefeitos para a construção de políticas conjuntas. Por fim, ele colocou como o principal objetivo da nova equipe econômica "a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros".

Sem surpresas, sem pacote

Barbosa disse que irá trabalhar com a equipe atual para estudar as propostas que foram entregues à nova equipe econômica pelos atuais integrantes dos ministérios. Segundo ele, no entanto, será no tempo necessário para preparar as medidas, sem surpresas, com transparência, e sem anúncio de pacotes. Barbosa disse que a nova equipe, depois de analisar as sugestões recebidas, também apresentará outras. "Vamos dar as nossas sugestões também", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)