(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Francês Jean Tirole vence o Nobel de Economia

Jean Tirole é o terceiro francês a receber o Nobel de Economia, depois de Gérard Debreu em 1983 e Maurice Allais em 1988


postado em 13/10/2014 08:40 / atualizado em 13/10/2014 09:08

(foto: AFP PHOTO ERIC CABANIS )
(foto: AFP PHOTO ERIC CABANIS )

O Prêmio Nobel de Economia de 2014 foi atribuído ao francês Jean Tirole, sua "análise do poder do mercado e da regulação", anunciou o júri em um comunicado.

Tirole, de 61 anos, pesquisador na Universidade de Toulouse (sul da França), foi apresentado pelo Comitê Nobel como "um dos economistas mais influentes de nossa época", que contribuiu para "a maneira de compreender e de regular as indústrias com algumas empresas importantes".

Jean Tirole é o terceiro francês a receber o Nobel de Economia, depois de Gérard Debreu em 1983 e Maurice Allais em 1988. Tirole já mencionado como um dos favoritos ao Nobel há alguns anos.

O Nobel de Economia, oficialmente chamado "prêmio do Banco da Suécia de ciências econômicas em memória de Alfred Nobel", é o único não previsto no testamento do inventor sueco da dinamite.

O prêmio foi criado em 1968 pelo Banco Central da Suécia e entregue pela primeira vez em 1969. Os demais prêmios Nobel (Medicina, Física, Química, Literatura e Paz) foram atribuídos pela primeira vez em 1901. Tirole receberá o prêmio de 8 milhões de coroas (878.000 euros) no dia 10 de dezembro em Estocolmo.

Na sexta-feira, a academia anunciou os nomes da paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e do indiano Kailash Satyarthi como vencedores do Nobel da Paz. A ativista paquistanesa ficou conhecida internacionalmente por sua resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres. Kailash Satyarthi, 50 anos, é um indiano que luta contra o trabalho infantil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)