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Estado de Minas NEGÓCIOS

"Ar brasileiro" é vendido em latas de sardinha para turistas por R$ 10

Proposta é lançar versões do souvenir para Belo Horizonte e Monte Verde até novembro


postado em 19/06/2014 19:11 / atualizado em 19/06/2014 20:36

Entre os ingredientes da lata do Brasil, samba, futebol, carnaval, axé, Amazônia, Bossa Nova, Copacabana e Cristo Redentor(foto: Lata de Ar/Divulgação)
Entre os ingredientes da lata do Brasil, samba, futebol, carnaval, axé, Amazônia, Bossa Nova, Copacabana e Cristo Redentor (foto: Lata de Ar/Divulgação)

Foi em uma viagem para Paris, feita há 20 anos, que o agente de viagens curitibano Alessandro Catenaci esbarrou no souvenir que, no futuro, se tornaria uma alternativa para aumentar sua fonte de renda. Uma lata de achocolatado com "ar de Paris". Mas a lata, que tinha rótulo de papel, se desgastou e ficou apenas na memória. Anos depois, impulsionada pela Copa do Mundo, a lembrança acabou virando negócio. Criada em outubro, a empresa Lata de Ar, que comercializa latas de sardinha decoradas a R$ 10 cada, já rendeu R$ 150 mil em vendas até agora.

Depois da primeira lata, criada para Curitiba, foi a vez de outras cidades ganharem suas versões: Foz do Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além do Brasil, que também tem sua própria lata. “Com a Copa, milhares de turistas estão desembarcando em nosso país, e com certeza estão se apaixonando pelo que encontram. A saudade na volta vai ser inevitável”, argumenta o empresário.

Versões das Latas de Ar do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Curitiba e do Brasil (foto: Lata de Ar/Divulgação)
Versões das Latas de Ar do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Foz do Iguaçu, Curitiba e do Brasil (foto: Lata de Ar/Divulgação)
Catenaci garante que a ideia não é vender o ar, que é algo intangível, mas sim a lata e as lembranças do país. “É uma brincadeira, e a ideia é que o turista não abra a lata. A pessoa não está comprando o ar, mas uma embalagem que lembra as coisas daquele lugar”, afirma. No verso das latas, o empresário brinca com a composição. No caso do Brasil, ela é formada por samba, futebol, carnaval, axé, Amazônia, bossa nova, Copacabana e Cristo Redentor.

Para os próximos meses, a proposta é fazer o negócio crescer. Belo Horizonte e Monte Verde, no Sul de Minas, devem ganhar suas versões até novembro desse ano, já que a proposta é que o negócio não atenda apenas a demanda gerada pela Copa. Brasília, Florianópolis, Balneário Camboriú, que são cidades que recebem um fluxo contínuo de turistas, segundo Alessandro, também devem ser contempladas. "A expansão depende da abertura de novos canais de distribuição", comenta Alessandro.

Os interessados em comprar as latas podem encontrá-las na loja virtual da Lata de Ar (www.latadear.com.br) ou pela página no Facebook. Ainda de acordo com o empresário, além da internet existem outros 45 pontos de revenda no país, como o Aeroporto de Guarulhos, o Terminal Rodoviário do Tietê, além de lojas de souvenir. Entre as novidades previstas para os próximos meses, estão as latas imã de geladeira. “Já temos a de Curitiba dentro dessa proposta e as demais também ganhar a versão imã.”
Lata de Ar do Rio de Janeiro tem em sua composição o Corcovado, o Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Maracanã e as praias de Ipanema e Copacabana(foto: Lata de Ar/Divulgação)
Lata de Ar do Rio de Janeiro tem em sua composição o Corcovado, o Pão de Açúcar, Arcos da Lapa, Maracanã e as praias de Ipanema e Copacabana (foto: Lata de Ar/Divulgação)

Versão de Salvador tem Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Praia de Itapuã, Igreja do Bonfim, axé e aracajé.(foto: Lata de Ar/Divulgação)
Versão de Salvador tem Pelourinho, Elevador Lacerda, Farol da Barra, Praia de Itapuã, Igreja do Bonfim, axé e aracajé. (foto: Lata de Ar/Divulgação)


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