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Estado de Minas

Governo anuncia novo acesso ao aeroporto de Confins

Durante entregas de obras viárias na região, governo diz que vai investir R$ 120 milhões em nova via ligando o terminal à MG-010


postado em 12/06/2014 06:00 / atualizado em 12/06/2014 07:42

(foto: Beto Novaes/EM)
(foto: Beto Novaes/EM)
O turista que frequenta a Serra do Cipó terá uma nova rota até Santana do Riacho. Em vez de passar dentro de Lagoa Santa, uma nova estrada permitirá ao visitante que sair de Belo Horizonte seguir rumo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e depois, de lá, acessar uma rodovia que vai até a MG-010. O edital da nova ligação do aeroporto com a rodovia estadual está previsto para ser publicado até o mês que vem. Ao todo, segundo a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas, a estimativa é que R$ 120 milhões serão investidos no projeto para construção de 14 quilômetros.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), órgão vinculado à secretaria, contratou dois estudos para superar os obstáculos ambientais da obra. Segundo o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, o maior complicador é referente à presença de grutas no trajeto até a Serra do Cipó. O processo de licenciamento ambiental está em andamento. Pelo projeto, depois da ordem de serviço, a obra deve demorar um ano e meio. A nova ponte sobre o Rio das Velhas, também em obras, deve ser entregue até outubro. Com isso, os turistas terão dois caminhos para seguir rumo à Serra do Cipó, o que deve ajudar a desafogar o fluxo rumo ao ponto turístico, que, principalmente em feriados, tem sido bastante carregado.

 O anúncio foi feito durante a cerimônia de entrega das rodovias que dão acesso ao aeroporto – LMG-800 e MG-424. Depois de um ano e três meses de obra, a empresa contratada para a ampliação da rodovia LMG-800, continuação da MG-10 que vai até o aeroporto de Confins, entregou a reforma da estrada que deve permitir aos passageiros chegar mais rápido até o terminal. “É um novo cartão-postal aqui da região. Está dentro do compromisso permanente de desenvolver o Vetor Norte”, disse o governador Alberto Pinto Coelho, ressaltando que mais de meio bilhão de reais devem ser investidos na infraestrutura viária do vetor considerando as duas obras e outros projetos previstos.

Assim como as obras de expansão do aeroporto, a conclusão da expansão da rodovia não respeitou o cronograma, tendo sido entregue com 42 dias de atraso em relação ao prazo divulgado inicialmente pela Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas. À imprensa, a informação é que a obra foi entregue no prazo estipulado em contrato, mas, à época do início das obras, a Setop informava que até 30 de abril a obra teria sido concluída. Segundo o governo, as obras foram concluídas em 31 de maio. Nos últimos dias, no entanto, operários eram vistos dando retoques na sinalização e no paisagismo.

Mais rápido

A estimativa do governo estadual é de que o novo trecho deva reduzir em 30 minutos o percurso. Com a reforma da rodovia, ela passa a ter três faixas em cada sentido separadas por um canteiro central, que, no futuro, pode servir para a implantação de um transporte sobre trilhos. O investimento na ampliação dos 12 quilômetros foi de R$ 206 milhões.

Durante a execução dos projetos o andamento das obras nas rodovias de acesso ao aeroporto para comparar com o ritmo das obras de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, previsto para ser concluído em dezembro mas ainda distante de ser finalizado. Ontem, também foi entregue a revitalização da MG-424, estrada que liga BH a Pedro Leopoldo, permitindo aos moradores de Sete Lagoas e região seguir para o aeroporto por outro trajeto. Ao todo, 16,8 quilômetros foram ampliados com investimento de R$ 131 milhões.


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