(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Governo grego indica novo ministro de Finanças


postado em 09/06/2014 15:19

Atenas, 09 - O governo de coalizão da Grécia anunciou uma ampla reforma de gabinete nesta segunda-feira, numa tentativa de melhorar sua popularidade após um resultado ruim nas eleições para o Parlamento Europeu, no mês passado.

Dentre as mudanças está o economistas Gikas Hardouvelis, que será o novo ministro de Finanças, em substituição de Yannis Stournaras, que deve assumir a presidência do banco central do país quando o mandato do atual dirigente terminar, ainda neste mês.

Hardouvelis, de 59 anos, é atualmente professor de Economia da Universidade dos Pirineus e economista-chefe do Eurobank Ergasias SA. Tecnocrata experiente com longa experiência no governo, sua indicação é vista como uma sinalização da continuidade das atuais reformas na Grécia.

Recentemente, ele atuou como conselheiro sênior do governo interino do ex-primeiro-ministro Lucas Papademos e atuou na negociação da reestruturação da dívida privada grega em 2012. Hardouvelis também foi conselheiro econômico do ex-primeiro-ministro Costas Simitis, entre 2000 e 2004.

Hardouvelis terá de lidar com uma série de reformas difíceis nos próximos meses, além de cuidar da economia do país, devastada pela recessão, que volta a crescer após seis anos de recessão.

Numa reprise de seu papel anterior, ele também terá de negociar mais um alívio para a dívida do país ainda neste ano com os credores oficiais da Grécia: a União Europeia (UE), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Central Europeu (BCE).

Seu primeiro teste será já nas próximas semanas, quando uma delegação de inspetores internacionais da UE, do FMI e do BCE, conhecida como troica, deve retornar a Atenas para avaliar se o programa de reformas do país está no caminho certo.

Mas a Grécia encontra-se em muito melhor forma do que quando Hardouvelis esteve no governo pela última vez. Desde então, seu antecessor, Stournaras, colocou em prática muitas das difíceis reformas exigidas pelos credores. Ele também produziu o primeiro superávit primário orçamentário da Grécia em uma década e emitiu o primeiro título de longo prazo do país neste ano, após um hiato de quatro anos do país no mercado internacional de dívida.

A reforma no gabinete acontece após eleições locais e do Parlamento Europeu, duas semanas atrás, vistas como um teste de confiança para o atual governo grego. Também houve mudança na chefia dos Ministérios do Interior, Ordem Pública, Educação, Cultura, Saúde e Agricultura. O Syriza considerou a reforma ministerial irrelevante. O novo gabinete será empossado na tarde de terça-feira e a seguir será realizada a primeira reunião dos novos ministros. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)