(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Portaria confirma aumento da tributação de bebidas frias em junho

Elevação dos tributos foi anunciada um mês depois de o governo ter feito um reajuste na tributação desses mesmos produtos


postado em 30/04/2014 09:26 / atualizado em 30/04/2014 18:02

Aumento dos preços ao consumidor pode chegar a 1,3%(foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS - 13/9/11)
Aumento dos preços ao consumidor pode chegar a 1,3% (foto: MARCOS VIEIRA/EM/D.A PRESS - 13/9/11)
O Ministério da Fazenda publicou nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU) portaria que formaliza o aumento da tributação incidente sobre as chamadas bebidas frias - cervejas, refrigerantes, refrescos, isotônicos e energéticos. A alta chega às vésperas da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho.

A elevação dos tributos foi anunciada nessa terça-feira pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, um mês depois de o governo ter feito um reajuste na tributação desses mesmos produtos. A alta entra em vigor em 1º de junho e a expectativa é que o aumento dos preços ao consumidor seja de 1,3%.

Com esse reajuste, o governo espera obter uma arrecadação extra de R$ 1,5 bilhão entre junho e dezembro deste ano. Segundo o secretário, a mudança das tabelas de tributação desses produtos busca restabelecer o equilíbrio entre os tributos e os preços de mercado. Barreto destacou que a defasagem era acentuada e que a última revisão das tabelas ocorreu há dois anos. Entre maio de 2012 e fevereiro de 2014, os preços da cerveja subiram 23% e dos refrigerantes, 19,2%.

Cerveja

O governo havia anunciado alta nos impostos nas bebidas frias no dia 1º de abril, o que deveria elevar os preços, em 0,4%, em média. Na ocasião, a a fabricante de bebidas Ambev informou que não iria reajustar seus preços até o final da Copa do Mundo. Procurada pelo em.com.br nesta quarta-feira, a assessoria da empresa disse que os preços não sofrerão reajuste.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)