(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aéreas terão que apresentar lista dos voos que serão cancelados no período da Copa

Lista das 800 rotas canceladas por causa do campeonato será verificada pela agência. Espaço aéreo dos estádios foi limitado


postado em 22/03/2014 06:00 / atualizado em 22/03/2014 07:53

Aeroporto da Pampulha não funcionará em dias de jogos na capital(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 22/1/14)
Aeroporto da Pampulha não funcionará em dias de jogos na capital (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 22/1/14)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nessa sexta-feira que as companhias aéreas terão de apresentar “no prazo mais curto possível” a sua relação de voos programados para o período da Copa e que serão cancelados em virtude das linhas criadas exclusivamente para os dias de jogos. O presidente do órgão regulador, Marcelo Guaranys, afirmou que ainda não sabe ao certo quando as empresas terão de providenciar a acomodação dos passageiros prejudicados em outros horários ou destinos, conforme o interesse deles, mas promete fiscalizar o cumprimento dos direitos de quem comprou passagens antes do anúncio oficial das novas rotas, em 16 de janeiro. “Nas queixas encaminhadas à Anac em razão de falhas no cumprimento dos direitos do consumidor precisam constar o número do protocolo do atendimento”, alertou, durante a apresentação do plano operacional de defesa do tráfego aeroespacial para a Copa.


 Além das alterações da malha aérea, a programação de voos será afetada pelo impacto na rotina dos aeroportos das 12 cidades-sede com o esquema de segurança montado pela Força Aérea Brasileira (FAB). De 12 de junho a 13 de julho entrarão em cena limitações no transporte de aeronaves durante os dias de jogos conforme a distância dos estádios. Em Belo Horizonte, o Aeroporto da Pampulha será bloqueado nos dias de jogos por estar perto do Mineirão. Já o terminal de Confins não terá limitações.


A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) estima que 3 mil clientes de 800 voos serão afetados pela Copa, sendo que só 10% dos bilhetes oferecidos para o período foram vendidos. A maior procura para junho foi, curiosamente, para Campina Grande (PB), puxada pelos festejos de São João. A demanda do transporte aéreo doméstico de passageiros cresceu 7,6% em janeiro de 2014, ante igual mês de 2013, informou a Anac.


Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste, receia que a Anac não esteja sendo clara na defesa dos interesses dos clientes das empresas de aviação. “A agência estabelece um regulamento no qual lista direitos do passageiro, mas ela se contradiz ao relaxar a obrigação das aéreas pagarem hospedagem em dias de Copa”, observou. A entidade encaminhou ontem representação exigindo que o órgão revise a decisão, esperando um retorno em até 10 dias.

 

Gringos VIP
As delegações de governos estrangeiros que virão ao Brasil para acompanhar jogos da Copa, além de equipes da Fifa envolvidas no evento e outros visitantes classificados como VIP, começaram a sondar o governo brasileiro sobre a possibilidade de desembarcar nas bases da Força Aérea Brasileira (FAB). As listas serão organizadas e autorizadas pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e as primeiras demandas foram endereçadas às pistas localizadas em Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)