(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Déficit fiscal americano cai para 4,1% do PIB em 2013, ao nível mais baixo desde 2008


postado em 30/10/2013 19:39

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira a redução do déficit fiscal em 2013 para 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB), em seu nível mais baixo desde 2008 e da eclosão da crise financeira.

Com uma queda de 37,5% em um ano, o déficit do governo para o exercício fiscal concluído no dia 30 de setembro foi de 680,3 bilhões de dólares, situando-se, pela primeira vez em cinco anos, abaixo da barreira simbólica do bilhão de dólares, segundo números divulgados pelo Tesouro e pelo Escritório de Orçamento da Casa Branca (OMB).

O governo de Barack Obama não esperava uma redução como esta, prevendo um déficit de 6,0% em 2013 depois do de 7,0% registrado em 2012. Esta é a maior redução do déficit em um ano em pontos percentuais nos últimos 45 anos.

Esse registro foi possível graças a um aumento do 13,2% da receita do Estado, que alcançou o valor recorde de 2,773 trilhões de dólares, principalmente devido ao aumento de impostos em janeiro. O gastos públicos, afetados pelos cortes orçamentários automáticos que entraram em vigor em março, caíram 4,0%, a 3,454 trilhões de dólares.

"No mandato do presidente Obama, o déficit nacional caiu durante os últimos quatro anos ao ritmo mais rápido desde a Segunda Guerra Mundial", indicaram em um comunicado conjunto o secretário do Tesouro, Jacob Lew, e a diretora do OMB, Sylvia Burwell.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)