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Estado de Minas

Comércio varejista de BH fecha primeiro trimestre com crescimento de 4,28%


postado em 15/05/2013 15:17 / atualizado em 15/05/2013 15:27

Comércio varejista de Belo Horizonte acumulou crescimento de 4,28% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Fatores como baixo desemprego, crescimento real da venda e expansão do crédito foram sentidos pelo varejo da capital.

Os setores que apresentaram crescimento em relação ao período de 2012 foram: papelarias e livrarias (+5,48%%), artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+4,63%), máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+4,6%), tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+4%), supermercados e produtos alimentícios (+3,05%), ferragens, material elétrico e de construção (+3%) e produtos farmacêuticos (+0,82%).

Na comparação com março do ano passado o comércio apresentou crescimento de 2,39%. De acordo com o vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha, o mês de março prosseguiu com o cenário propenso ao consumo, com taxas de juros menores em relação ao mesmo mês do ano passado e maior oferta de crédito.

“O mercado de trabalho na Rede Metropolitana de Belo Horizonte também tem mostrado taxas de desemprego cada vez mais baixas. É a menor para um mês de março desde o início da série histórica em 2002”, disse. “Estes fatores contribuíram para que mais pessoas tivessem acesso ao mercado de consumo”, completa.

Os setores que apresentaram crescimento foram o de supermercados e produtos alimentícios (+7,25%), produtos farmacêuticos (+3,11%), tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+2,76%), artigos diversos (+2,24%), ferragens, material elétrico e de construção (+0,51%), e máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+0,11%).

Quando comparado com o mês anterior - março para fevereiro deste ano -, o aumento nas vendas foi de 2,57%. “O mês de fevereiro é uma base fraca de comparação por contar com menos dias úteis e também pela comemoração do carnaval”, afirma Rocha. Os setores com alta nas vendas foram o de supermercados e produtos alimentícios (+8,71%), máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+4,83%), tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+3,4%), produtos farmacêuticos (+3,38%), artigos diversos (+0,63%), ferragens, material elétrico e de construção (+0,62%).

Nos últimos doze meses (Abril de 2012 - Março de 2013) / (Abril de 2011 - Março de 2012), o crescimento do comércio da capital mineira foi de 9,44%. Para o vice-presidente da CDL/BH o desempenho positivo desta base de comparação é resultado do impacto das medidas de incentivo ao consumo, como redução do IPI para alguns setores, cortes na taxa de juros e expansão do crédito.


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