(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hamilton cita acomodação de risco na estabilidade global


postado em 28/03/2013 12:01 / atualizado em 28/03/2013 12:12

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, fez um balanço das mudanças que ocorreram no Brasil e no exterior desde dezembro do ano passado, quando foi divulgado o Relatório Trimestral de Inflação anterior. No cenário externo, citou que houve certa acomodação, em patamar elevado, dos riscos para a estabilidade financeira global. "Mas persiste a baixa probabilidade de ocorrência de eventos extremos", ressaltou em conversa com jornalistas nesta quinta-feira, para comentar a nova edição do relatório de inflação, distribuído pela manhã.

O diretor salientou que a atividade global seguiu em um ritmo moderado, com recessão em algumas economias maduras. "As evidências que temos desde então sugerem certa acomodação dos preços das commodities nos mercados internacionais. Vemos um recuo das commodities agrícolas, aumento das metálicas, enfim, as leituras são mistas, mas sugerem certa acomodação."

Destaques internos

Para o diretor do BC, alguns pontos merecem destaque na nova edição do relatório de inflação na comparação com a anterior: o crescimento da economia no quarto trimestre, que "veio em linha com o que se esperava". Além disso, mencionou, houve retomada dos investimentos no período.

Ele também observou que houve uma moderação na dinâmica de preços de ativos reais, como imóveis. "Há evidências de que em algumas capitais do Brasil, o preço pode até ter recuado nos últimos 12 meses. Talvez uma das exceções seja São Paulo." O diretor disse que a política fiscal desde então foi expansionista e que houve uma moderação da dinâmica de ativos financeiros, como o câmbio.

"O Nuci também veio abaixo do patamar de longo prazo. Continuamos com estreita ociosidade no mercado de trabalho. A PME (Pesquisa Mensal de Emprego), divulgada hoje mostra um dado muito baixo, mas o Caged mostra sinal mais moderado", comparou.

As taxas de crescimento dos salários nominais nas convenções têm sido mais moderadas, segundo o diretor. No primeiro trimestre do ano, de acordo com ele, o ganho de salário real está no mesmo patamar visto em 2009. "O mercado de trabalho está apertado, mas com indicativos de moderação.

No mercado atacadista, há pressão de preços industriais e acomodação nos agrícolas. "Há elevada dispersão de aumento preço ao consumidor, e inflação em nível elevado, mas com resistência."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)