(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EPL discute financiamento em concessão ferroviária


postado em 21/02/2013 13:49

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse, nesta quarta-feira, que dois pontos estão em discussão nas concessões ferroviárias programadas para 2013, para tornar os projetos mais atraentes à iniciativa privada. Um deles é a antecipação de receitas dos futuros concessionários. O outro é a extensão do prazo de financiamento.

Está previsto para ser divulgado na semana que vem o pré-edital do primeiro trecho ferroviário a ser concedido, entre Açailândia (MA) e o porto de Vila do Conde (PA). "Como o modelo ferroviário é novo, vamos usar esse primeiro edital para discussão com o mercado", disse Figueiredo, após evento com empresários na Federação das Indústrias do Estado de S. Paulo (Fiesp).


Segundo ele, as concessões ferroviárias apresentam variáveis "muito complexas", como, por exemplo, medição da capacidade das linhas e a responsabilidade em caso de acidente. "As pessoas têm de estar seguras com as regras", afirmou.

Segundo Figueiredo, até o final do primeiro semestre todos os editais estarão publicados, tanto de ferrovias quanto de rodovias. A dúvida, no entanto, é se haverá uma publicação em bloco ou espaçamento entre um edital e outro. "estamos avaliando a ideia de modular as concessões", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)