(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EPL prevê publicar em breve minuta para ferrovias


postado em 18/02/2013 19:05

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, anunciou que, na próxima semana, será publicada a minuta de edital para o primeiro trecho de concessão de ferrovias. "O projeto de concessões de ferrovias é interessante, mas é desconhecido, é uma coisa nova para o mercado. Vamos passar, a partir da publicação, na semana que vem do primeiro edital com audiência pública, o primeiro projeto completo", disse a jornalistas nesta segunda-feira. "Vamos ter oportunidade de testar mais o mercado. Ver o que o mercado pensa porque às vezes você não percebe uma coisa como restrição e o mercado percebe", acrescentou.

De acordo com Figueiredo, o primeiro trecho será o projeto de Vila do Conde (MA) a Açailândia (PA). "É uma linha isolada, na parte Norte do País. Vamos abrir audiência pública na semana que vem e a gente vai usar como piloto para essa discussão mais intensiva com o mercado."


Ele esclareceu que o trecho é isolado e não há possibilidade de juntar dois segmentos. O presidente da EPL disse também que Açailândia é onde a Ferrovia Norte/Sul chega à Ferrovia de Carajás. "Então há grande concentração de toda a movimentação dessa região. Há um opção de sair também por Belém."

Figueiredo lembrou que está em operação uma ferrovia mais ao sul em Goiás, ligando Mato Grosso. "Então, vão passar a ter no Norte duas opções de portos para atender essa demanda de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão: Itaqui e Vila do Conde", citou. O principal efeito que essa ferrovia terá, segundo ele, é abrir Vila do Conde como uma "alternativa boa" de mercado, obrigando à realização de investimentos em portos na área de Belém.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)