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Estado de Minas

Brumadinho pode ganhar aeroporto

Parceria público-privada deve viabilizar terminal para atender visitantes do Inhotim e moradores do Vetor Sul


postado em 16/02/2013 06:00 / atualizado em 16/02/2013 07:19

Depois de o governo federal incluir a construção de um aeroporto em Ouro Preto no programa de aviação regional, Minas pode ser contemplada com outro terminal. A Prefeitura de Brumadinho, em parceria com a iniciativa privada, prepara a construção de uma unidade na cidade para atender o público visitante do Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim e do município e principalmente facilitar o transporte de moradores do Vetor Sul, que dependem basicamente do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH.


A prefeitura recebe até o fim do mês o projeto básico de engenharia e o plano diretor, o que deve contribuir para indicar o direcionamento dos investimentos. A partir dos estudos será possível estimar os valores necessários para a construção e outros detalhes, como o cronograma de implantação. A estimativa inicial é de que a conclusão do empreendimento seja feita em pelo menos quatro anos, considerando a necessidade de se obter licenças ambientais e alvarás e ainda a construção de vias de acesso. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) inclusive já deu aval para a construção.

O aeroporto ficaria localizado nas proximidades da Região de Melo Franco, entre a sede do município e a serra de Brumadinho. Por se tratar de uma área pouco habitada, o custo das desapropriações seria menor. A expectativa é de que os investimentos sejam divididos entre a prefeitura e a iniciativa privada, podendo também haver participação do estado. Ficaria a cargo do empresário Bernardo Paz, proprietário do Inhotim, a atração de empresas para firmar uma parceria público-privada (PPP).

Segundo o secretário de Planejamento de Brumadinho, José Bonês de Souza, o objetivo é facilitar o transporte de quem mora na região e dos milhares de turistas que visitam o ano inteiro o Inhotim e a Serra da Moeda, onde praticam voo livre. “Quem mora aqui e precisa pegar voo para o Rio de Janeiro tem de se deslocar até Confins. Fica mais fácil ir de carro. O tempo gasto é quase o mesmo”, argumenta o secretário.

As primeiras conversas com as empresas que operam voos regionais (Azul e Trip) já foram feitas para mostrar a viabilidade da operação. A ideia é manter pelo menos um voo regional por semana. Para isso, a proposta da prefeitura é construir uma pista de pouso com capacidade para receber aviões de até 72 passageiros (ATR 72). No mais, a operação seria voltada para aviões particulares, podendo servir para executivos de empresas com atuação no Vetor Sul.

 

Novas licitações em Confins

 

Depois de definir quatro novas empresas do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deu início ao processo de licitação de três novos quiosques. Na semana que vem, serão abertos os envelopes das companhias interessadas na operação de uma loja de bombons, doces caseiros e chocolates e de um quiosque voltado para aguardentes e artigos de charutaria, e em março será a vez de uma unidade de perfumes e comésticos.

Os contratos com os atuais ocupantes dos espaços se encerram até maio. No caso da unidade de chocolates, que tem área de 60 metros quadrados, o aluguel a ser pago será de até R$ 192 mil por 12 meses, sendo escolhido o proponente que oferecer o maior valor. Quanto à unidade de bebidas e tabacos, o valor máximo será de R$ 48 mil por um ano pelos 20 metros quadrados. Já a unidade de perfumes terá 40 metros quadrados, com o aluguel a R$ 67,2 mil.

Nos próximos meses, a Infraero deve voltar a publicar editais para a contratação de empresas de serviço alimentício, inclusive com a contratação de unidades com preços menos “salgados”.(PRF)


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