(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Desemprego aumenta na Alemanha em dezembro, mas cai em 2012


postado em 03/01/2013 16:55

O desemprego aumentou levemente em dezembro na Alemanha, chegando a 6,7%, embora no conjunto de 2012 tenha caído a 6,8%, em comparação com os 7,1% de 2011, informou nesta quinta-feira a Agência de Emprego.

"É normal que o desemprego aumente em dezembro, mas neste ano foi mais elevado que em anos anteriores", explicou a agência em um comunicado.

Levando-se em conta os dados sazonais, o número de novos desempregados na primeira economia europeia aumentou em 3.000 pessoas durante o mês de dezembro, um número muito menor que os 11.000 desempregados de média que previam os economistas consultados pela agência Dow Jones Newswires.

"O mercado de trabalho reagiu com firmeza no fim do ano diante da degradação da situação econômica. No entanto, os vestígios ainda podem ser vistos", comentou no comunicado Frank Weise, presidente da Agência de Emprego.


Em dados absolutos, o número de desempregados aumentou em 88.000 pessoas durante o mês de dezembro em relação a novembro, alcançando os 2,84 milhões. A taxa de desemprego se estabelece em 6,7%, contra os 6,5% dos meses de outubro e novembro.

No entanto, segundo os números sazonais, mais seguidos pelos analistas, a alta no número de desempregados foi menor que nos meses anteriores, já que se estabeleceu em 3.000 pessoas. A taxa de desemprego ajustada que resulta é de 6,9%, assim como no mês anterior.

Por sua vez, durante o conjunto do ano 2012, a tendência é positiva, já que a taxa de desemprego caiu 0,3 pontos, a 6,8%, e o número de pessoas sem trabalho se fixou em 2,897 milhões, ou seja, 79 mil a menos que em 2011.

"Para 2013, esperamos que o mercado de trabalho na Alemanha continue sendo relativamente forte", antecipou Constantin Wirschke, economista da Natixis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)