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Estado de Minas

Aberta disputa por hotel em Confins

Edital de licitação para construção de empreendimento de no mínimo três estrelas e 200 leitos no aeroporto de Confins é publicado. Vencedor deve ser conhecido em 9 de janeiro


postado em 24/11/2012 06:00 / atualizado em 24/11/2012 07:31

A Empresa Brasileira de Infraestrutra Aeroportuária (Infraero) publicou ontem no Diário Oficial da União (DOU) edital de licitação para a concessão de áreas destinadas à construção de um hotel no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH. O hotel deverá ter cerca de 200 leitos de no mínimo três estrelas, conforme o Regulamento do Sistema Oficial de Classificação de Meios de Hospedagem do Ministério do Turismo. A abertura da licitação está agendada para 9 de janeiro, no próprio terminal. A previsão é de que as obras tenham duração de 18 meses.

A empresa ou consórcio que vencer a disputa também poderá oferecer serviços – como café da manhã –, incluídos na diária, room service e lavanderia 24 horas, centro de negócios, traslado do hotel para o aeroporto, internet wi-fi gratuita. O hotel poderá contar com loja de conveniência, joalheria, agência de viagens, loja de câmbio e lan house.

A disputa vai ter como critério a maior oferta, sendo os valores mínimos mensais para a área do hotel de R$ 35,6 mil, e de R$ 1 mil para o balcão do terminal de passageiros. O vencedor da concorrência terá um contrato de 240 meses (20 anos), improrrogáveis, já incluídos os 125 meses para a amortização dos investimentos necessários à construção das instalações.
Participam da concorrência duas áreas: uma de 2,81 mil m², fora do terminal de passageiros 1 e destinada à construção e exploração do hotel; e outra, de 2,5 mil m², no terminal para fazer recepção e reservas dos hóspedes.

Gol anuncia fim da Webjet

Os seis Boeings-737-300 da Webjet pararam de voar à meia-noite de ontem. A Gol anunciou o fim das atividades da companhia aérea, comprada pela empresa em julho de 2011, e afirmou que vai demitir 850 funcionários, entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

Segundo a Gol, os clientes da Webjet com passagens compradas serão atendidos pela companhia aérea, sem qualquer custo adicional. Em nota, afirmou que o modelo de negócios da Webjet deixou de ser competitivo com a alta nos preços do combustível e o elevado consumo dos aviões que eram utilizados pela empresa. A Webjet possui modelo de operação com base em frota composta basicamente de aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica.

O diretor-presidente da Gol, Paulo Kakinoff, afirmou que com o recente aumento nos preços o combustível passou a representar 46 % dos custos totais da companhia. Uma das medidas que devem ser implementadas em todos os voos da Gol é a venda de lanches a bordo. O modelo de negócio foi inaugurado no país pela Webjet. Cerca de 3 mil pessoas foram demitidas em 2012.

DEMISSÕES Depois de corte de quase 3 mil funcionários desde o início do processo de fusão entre as duas empresas, a Gol não prevê novas demissões. Além dos 850 funcionários anunciados ontem, outros 2 mil já haviam sido desligados neste ano. "Agora, com a nova estrutura, nossa estrutura ficará estável em torno de 17 mil colaboradores", afirmou Kakinoff, em teleconferência. Segundo o executivo, a maioria dos demitidos são membros de tripulação. A Gol vai absorver 450 funcionários da Webjet, que atuam principalmente nos aeroportos.

A Gol vai devolver as 20 aeronaves Boeing 737-300 da Webjet até o final do primeiro semestre de 2013. A companhia aérea informou ainda que estima aumento pontual de custos no quarto trimestre deste ano. Em 2013, a empresa prevê redução na oferta doméstica de assentos de 5% a 8%.


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