(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copom segue ciclo de cortes e reduz Selic em 0,25, para 7,25% ao ano

Pela décima vez consecutiva Copom diminui a taxa básica de juros, a menor da história


postado em 10/10/2012 20:08 / atualizado em 10/10/2012 20:18

O Comitê de Política Monetária (Copom) seguiu o consenso de mercado, - que se mostrava bastante dividido - e decidiu, no encontro encerrado nesta quarta-feira, pela redução da taxa básica de juro Selic em 0,25 ponto percentual, para 7,25% ao ano. Com essa decisão, há a continuidade do ciclo de cortes iniciado na reunião de julho de 2011, quando a taxa passou de 12,5% ao ano para 12%. Deste então, a Selic já caiu 525 pontos-base, com dez cortes sucessivos.


Após a última reunião do Copom, em agosto deste ano, o mercado projetava majoritariamente uma manutenção da taxa básica em 7,5% ao ano. Entretanto, nos últimos dias, o cenário estava bem dividido entre uma manutenção ou em um corte "parcimonioso" da taxa básica em 0,25 ponto percentual. Isso em meio às declarações do diretor do Banco Central, Luis Awazu, de que a economia global ainda segue a passos muito lentos e com a persistência de um quadro "medíocre" por um período mais prolongado do que o anteriormente antecipado.

A taxa média anual cobrada nas operações de crédito ao consumidor fica em 101,18% ao ano (6,00% mensais), segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Para as empresas, a taxa média fica, com a redução, em 49,71% ao ano (3,42% mensais).

Com isso, o segundo cenário se confirmou. Apesar das perspectivas de reaquecimento da atividade econômica brasileira e de ameaças de aceleração da inflação, os integrantes do comitê balizaram sua decisão em meio ao viés desinflacionário da economia mundial, que apresenta ainda um crescimento bastante fraco, principalmente levando em conta a atividade econômica europeia.

A decisão confirmou a previsão de parte dos analistas financeiros. De acordo com levantamento do AE Projeções, serviço da Agência Estado, de 80 instituições financeiras consultadas, 42 apostavam em manutenção e 38 esperavam uma queda de 0,25 ponto porcentual.

A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 27 e 28 de novembro. A ata da reunião desta quarta-feira será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 18 de outubro.

Confira o comunicado oficial

"O Copom decidiu reduzir a taxa Selic para 7,25% a.a., sem viés, por 5 votos a favor e 3 votos pela manutenção da taxa Selic em 7,50% a.a.

Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.

Votaram pela redução da taxa Selic para 7,25% a.a. os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini, Presidente, Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Luiz Awazu Pereira da Silva e Luiz Edson Feltrim.

Votaram pela manutenção da taxa Selic em 7,50% a.a. os seguintes membros do Comitê: Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo e Sidnei Corrêa Marques."

Com InfoMoney


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)