(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

G20 diz que situação dos alimentos é preocupante, mas não é ameaça


postado em 28/08/2012 16:55

A situação atual dos mercados agrícolas é "preocupante", mas não há nenhuma ameaça até o momento para a segurança alimentar mundial, afirmou nesta terça-feira o G20, após uma videoconferência entre França, Estados Unidos, México e as organizações internacionais.

"O nível elevado dos preços coloca os países importadores de cereais em uma situação delicada. O milho e a soja estão particularmente comprometidos, o que tem afetado especialmente a pecuária", disse o comunicado do Ministério francês de Agricultura, que é presidido pelo Agriculture Market Information System (AMIS), iniciativa do G20 criada em 2011.


Os países esperam agora a publicação do próximo relatório do Departamento norte-americano de Agricultura (USDA), previsto para 12 de setembro, que apresentará novas previsões de colheita e vigia todo novo elemento que "pode justificar uma convocação de curto prazo" do Fórum de reação rápida.

O diretor-general da FAO, José Graziano da Silva, considerou recentemente que os preços agrícolas seguirão "altos e experimentarão uma grande volatilidade nos próximos dez anos", e recomendou aos países fazer reservas nacionais de produtos alimentares de base. Os Estados Unidos, maior produtor agrícola mundial, experimenta desde o mês de junho uma forte seca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)