(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França deve entrar em recessão no 3º trimestre


postado em 08/08/2012 11:45

O Banco da França revelou hoje que prevê que a economia do país vai registrar contração de 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre do ano, levando a terceira maior economia da zona do euro a entrar em recessão, definida pela maioria dos economistas como dois trimestres consecutivos de contração.

O banco espera contração de 0,1% no segundo trimestre. A França vai se juntar à outras economias da região em recessão, como Grécia, Espanha e Itália, no momento em que a região se debate com a crise de dívida soberana que deixou algumas maiores economias mundiais sem condições de pagar sua dívida.

Standard & Poor's Ratings Services retirou o rating AAA da França em janeiro citando preocupações com o aumento da dívida e com decisões políticas inapropriadas para reduzi-la. Moody's e Fitch mantiveram o triplo A francês, mas colocaram a classificação em avaliação.

"A previsão para os próximos meses sugere uma ligeira desaceleração na atividade econômica", afirmou o BC francês em relatório divulgado em julho sobre o clima para negócios industriais e serviços.


A previsão lança dúvidas sobre a estimativa do novo governo da França de crescimento econômico de 0,3% este ano e sobre a promessa do presidente François Hollande de favorecer a expansão. O custo dos empréstimos para as maiores parceiros comerciais da França, Espanha e Itália, vem atingindo recordes de alta devido às preocupações dos investidores sobre a capacidade do país cumprir com suas obrigações. A recessão francesa pode forçar o governo a adotar medidas adicionais para conter os gastos públicos, movimento que até o momento difícil de ser aceito.

"A evolução do clima de negócios do Banco da França espelha leitura similar de levantamentos que confirmam que a atividade se contraiu no segundo trimestre e no começo do terceiro trimestre", afirmou o economista Fabrice Montagne, do Barclays. "Não esperamos uma grande recuperação antes do quarto trimestre e, de qualquer forma, ela será gradual." A última vez que a França entrou em recessão foi no segundo semestre de 2009.

No começo de julho, o governo reduziu sua projeção para o crescimento para 0,3% dos 0,4% inicialmente previstos para este ano. Para 2013, a projeção é de crescimento de 1,2%.

O Insee divulgará sua primeira estimativa para o PIB da França no segundo trimestre no dia 14 de agosto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)