Na briga para retomar parte do público que optou por fazer compras em shopping centers nos últimos anos, lojistas da Savassi já haviam definido a extensão dos horários do comércio até as 21h. Uma nova arma nessa estratégia é a realização de promoções conjuntas entre os estabelecimentos, com regras semelhantes às adotadas pelo Lápis Vermelho do Grupo Multiplan (BH Shopping, Pátio Savassi e Diamond Mall), por exemplo. A proposta, estabelecida ontem em reunião entre comerciantes e órgãos públicos, é sortear prêmios para compradores que adquirirem cotas mínimas nas lojas participantes da promoção.
A ação integra um conjunto de medidas propostas pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) batizadas de Shopping a céu aberto. A entidade acredita que a união dos comerciantes pode possibilitar maior competitividade, resgatando clientes que passaram a fazer compras apenas em centros comerciais fechados. Além dessas promoções, devem ser organizados eventos de baixo impacto, como desfiles de moda e apresentações musicais. “As coisas estão surgindo dos próprios lojistas”, afirma o presidente do conselho CDL-Savassi, Alessandro Runcini. Entre as propostas, também está a realização de cursos para capacitação de lojistas. Na pauta, aulas para melhorar o marketing das empresas e também para organização de vitrines.
No mês passado, os lojistas decidiram que, a partir de 1º de agosto, 40 empresas localizadas na Rua Antônio de Albuquerque, entre a Praça Diogo de Vasconcelos e a Rua da Bahia – perímetro identificado para implantação da Via Albuquerque, projeto que pretende transformar a rua na Oscar Freire de Belo Horizonte –, terão seu horário de funcionamento estendido até as 21h, na tentativa de rivalizar com shopping centers, que ficam abertos até as 22h. O projeto-piloto, que deve valer até 31 de dezembro e, se aprovado, tende a ser estendido para outras ruas da região, cria facilitadores para os frequentadores da Savassi, como a maior existência de vagas do Faixa Azul com término da exigência às 18h. Com isso, pelo menos em um horário, um dos principais problemas da região estaria solucionado: o da falta de vagas.
Se, por um lado, o projeto é tido como esperança para melhorar as vendas, por outro também trouxe problemas. A insegurança é o principal deles. Para evitar o aumento de ocorrências, ontem, em reunião entre comerciantes e órgãos públicos, a Polícia Militar confirmou que vai reforçar o policiamento na região. Duas viaturas devem ficar posicionadas estrategicamente na Antônio de Albuquerque até as 22h, evitando assaltos aos estabelecimentos e frequentadores, e dando tempo para que os trabalhadores deixem seus empregos e possam esperar ônibus para voltar para casa.
A última ação definida é a distribuição de uma cartilha para divulgação dos estabelecimentos comerciais participantes do projeto. Trinta mil folders devem ser confeccionados até o fim do mês e entregues aos frequentadores da Savassi para mostrar o trecho que terá lojas abertas até as 22h.