(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PIB de Minas cresce 2,1% no primeiro trimestre, acima da média nacional

Resultado mostra destaque para o setor de serviços no Estado, com crescimento de 2,8%. No trimestre, PIB brasileiro cresceu 0,8%


postado em 06/06/2012 13:14

No primeiro trimestre de 2012 a economia de Minas Gerais cresceu 2,1% em comparação ao primeiro trimestre de 2011. No mesmo período, a economia brasileira cresceu 0,8%. Embora em ritmo lento, este foi o segundo trimestre consecutivo com indícios de reversão da desaceleração do crescimento em Minas Gerais.

As informações são parte do Informativo CEI – Produto Interno Bruto de Minas Gerais – Resultados do 1º trimestre de 2012, produzido pelo Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro e já disponível no sítio da instituição. Também comparando o primeiro trimestre de 2012 ao mesmo período de 2011, o valor adicionado a preços básicos aumentou 1,5% em Minas Gerais e 0,6% no Brasil.


Setores

O setor de serviços apresentou o melhor resultado entre as atividades no Estado, com crescimento de 2,8%. Na mesma base comparativa, o crescimento nacional dos serviços foi de 1,6%.

Já a indústria mineira apresentou retração de 0,2% no primeiro trimestre deste ano, ao passo que a brasileira registrou acréscimo de 0,1% no período. Em Minas, foi registrada queda de -1,9% no segmento da transformação e de -4,4% na atividade de extração mineral. Em movimento contrário, houve crescimento de 3,9% na construção civil e de 5,5% da produção e distribuição de energia elétrica, água, gás e limpeza urbana.

A atividade agropecuária mineira registrou retração de 1,0% no primeiro trimestre de 2012, enquanto, no Brasil, a contração foi bem mais acentuada (-8,5%).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)